No dia 4 de março comemoraram-se 900 anos do Foral atribuído pela Rainha D. Teresa a Ponte de Lima. Com a atribuição deste Foral Dona Teresa tinha claramente o objetivo de dinamizar este lugar. E hoje podemos afirmar que dinamizou, o lugar e as pessoas.
Quem teve oportunidade de assistir às comemorações desta data sentiu a maravilhosa energia que aquela multidão transmitiu.
Na tarde de 4 de março de 2025 Ponte de Lima transformou-se, uniu-se, e todos fomos um só. Bandas, ranchos folclóricos , grupos de escuteiros, guias, entre outras entidades e associações que honrosamente marcaram presença, foi notório que naquela tarde todas estas entidades deixaram de existir individualmente para fazer jus ao que significa “Ser Limiano”.
Ouvir 4 bandas a tocar o Hino de Ponte de Lima foi insigne!
O executivo municipal preparou criteriosamente a programação para este ano no seguimento da efeméride e Ponte de Lima está sempre de braços abertos para receber e surpreender quem a vier visitar.
Entre março e abril, o programa “Da Quaresma à Páscoa” é um convite à reflexão através de diferentes eventos de elevado valor religioso, artístico e cultural que aliados a todos os encantos desta vila pitoresca reforçam os motivos para a visitar.
Sou limiana, cresci nas margens do Rio Lima, denominado Rio do Esquecimento… mas sempre que olho para ele lembro-me das tardes de verão no rio, das noites quentes onde enquanto as mulheres adultas apanhavam a roupa eu brincava na areia, de ficar sentada a vibrar com o espetáculo de fogo de artifício das Feiras Novas entre milhares de memórias que espero nunca esquecer.
A vila de Ponte de Lima é um destino que toca o coração e inspira a alma… Terra de poetas, onde saliento o limiano Teófilo Carneiro:
“Pintores de Portugal, ajoelhai!
Isto é um milagre, não é cor nem tinta!
Mas não pinteis, pintores! Orai, rezai!
Uma beleza destas não se pinta!”
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.