O município de Ponte de Lima é um dos parceiros do LIFE REVIVE, um projeto financiado pela União Europeia no âmbito do Programa LIFE, destinado a melhorar o estado ecológico das bacias hidrográficas dos rios Lima e Vouga. O orçamento total da iniciativa é de 6,5 milhões de euros, com duração prevista de cinco anos, e o contrato de financiamento já foi assinado.
O projeto visa “enfrentar pressões hidromorfológicas e biológicas que afetam estas bacias, como barragens e açudes obsoletos, alterações nos caudais naturais e a presença de espécies invasoras”.
Entre os objetivos estão a melhoria da conectividade fluvial, a remoção de barreiras hidráulicas, a construção e a otimização de passagens para peixes, a recuperação de habitats de desova, em especial para espécies salmonícolas no rio Vez, e o reforço de populações de espécies indicadoras, como trutas assilvestradas e lampreias-marinhas.
O LIFE REVIVE inclui, ainda, medidas para otimizar os regimes de caudal ecológico em determinados troços e ações de controlo de flora aquática invasora. A comunicação e a disseminação de boas práticas a nível nacional e internacional, são também previstas no projeto.
Em Ponte de Lima, a Câmara Municipal ficará responsável por intervenções na escada de peixes do açude local, pela melhoria da drenagem e trânsito de sedimentos no rio Lima, e pela produção de materiais de divulgação.
O município vai, ainda, criar um programa educativo sobre o ecossistema fluvial, dirigido a escolas e juntas de freguesia. O valor aprovado para a participação da Câmara Municipal ascende a 433.223 euros.
Coordenado pela Universidade de Évora, o LIFE REVIVE conta com um consórcio de oito parceiros beneficiários e 11 parceiros associados de Portugal e Espanha, incluindo municípios, instituições académicas, empresas de engenharia, associações de pescadores e organizações ambientais.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.