Após alguns anos de “batalha”, Ponte de Lima vai avançar com a conservação, a reabilitação e o restauro da Igreja do Mosteiro de Refoios do Lima, um imóvel propriedade do Estado. Neste sentido, a CCDR Norte celebrou, recentemente, um protocolo de cooperação com o Município de Ponte de Lima e a Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Maria de Refoios do Lima, tendo em vista o desenvolvimento de estudos e projetos.
O pároco, Pe. João Paulo, mostrou-se “feliz” com o protocolo, que representa “o primeiro grande passo para que as coisas se façam”. “As obras são necessárias e prioritárias, mas queremos, essencialmente, um projeto global com as necessidades de intervenção no edifício”, defendeu, reconhecendo que ainda “há os restantes passos” antes da obra.
Ainda sem saber concretamente as intervenções, os intervenientes dizem ser prioritário “as coberturas, paredes, caixilharias e drenagens e, no interior, o coro alto, cadeiral e eletricidade”. “Em conjunto com o Município de Ponte de Lima e a Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Maria de Refoios do Lima, a CCDR NORTE lança aquelas que se propõem a ser as bases de uma nova reabilitação, a curto prazo, de forma a evitar danos irreparáveis no edifício e a garantir a regular fruição cultural e turística deste património, por parte da comunidade e visitantes”, lê-se na nota enviada.
Localizado no concelho de Ponte de Lima, o Mosteiro de Refoios do Lima, onde se encontra a Igreja, foi classificado como imóvel de Interesse Público desde 1939. Construído no século XII, foi o maior de todos os mosteiros que existiram na área do atual concelho de Ponte de Lima.
A Igreja do Mosteiro foi reconstruída em 1581 e novamente objeto de alterações nos séculos XVIII e XIX, sinalizadas na fachada principal, que apresenta elementos maneiristas e barrocos. A torre sineira, presente desde 1770, foi reconstruída em 1859 depois de ser parcialmente destruída por um raio. O interior da Igreja, com quatro capelas laterais na nave, apresenta retábulos, púlpito e sanefas em talha dourada de grande qualidade artística.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.