A Paróquia de Nossa Senhora de Monserrate, no Arciprestado de Viana do Castelo, com o apoio da Câmara Municipal, vai criar um Centro de Interpretação de São Bartolomeu dos Mártires. Segundo o Pároco, Pe. Vasco Gonçalves, o objetivo é “dar a conhecer a vida e obra” do Santo que contribuiu para “a riqueza da Igreja”.
O apoio da autarquia traduz-se num Protocolo de Proteção/Conservação do Património Cultural – Valorizar o Património Cultural que foi aprovado, por unanimidade, na última reunião do executivo municipal. “O Município vai apoiar financeiramente a Fábrica da Igreja de Nossa Senhora de Monserrate com uma verba de 90 mil euros para obras de conservação de retábulos, requalificação e adaptação de espaços e projeto museológico com equipamentos necessários do Centro de Interpretação S. Bartolomeu dos Mártires”, explicou a autarquia numa nota.
Na proposta, lê-se que, “em sequência do protocolo estabelecido entre a autarquia e a Fábrica da Igreja de Nossa Senhora de Monserrate, os objetivos passam pelo desenvolvimento de hábitos culturais e fruição artística dos cidadãos, bem como estimular os públicos de infância e juventude para as artes cénicas contemporâneas e sensibilização dos educadores para a integração destes conteúdos”. “O objetivo é a divulgação da figura e obra de São Bartolomeu dos Mártires, que é um Santo que temos na nossa igreja de São Domingos e de Santa Cruz. É uma referência na nossa Diocese e, por isso, quisemos criar um espaço para dar a conhecer às pessoas a figura e obra de S. Bartolomeu”, afirmou o Pároco, Pe. Vasco Gonçalves, especificando: “No espaço, poderão encontrar referências da vida de São Bartolomeu dos Mártires desde o seu nascimento até à sua morte, a documentação de todo o processo de canonização de venerável, beato e Santo, e ainda como formador de um Igreja local (Braga), bem como na reforma da Igreja universal com a sua participação no Concílio de Trento. Os seus escritos também estarão disponíveis e ainda as suas relíquias.”
O protocolo visa ainda “a qualificação, conservação e valorização dos equipamentos e edifícios de valor patrimonial existentes, assim como a conservação da Ala da Nossa Senhora do Rosário / Igreja Santa Cruz e obras e trabalhos do projeto de musealização do Centro de Interpretação / Núcleo Museológico de São Bartolomeu dos Mártires”. “Não há datas ainda para a sua concretização. O nosso desejo era que fosse no dia 18 de julho, que é o dia da festa de São Bartolomeu dos Mártires, mas este ano já não é possível”, confidenciou o Pároco, acrescentando: “A expectativa é que, até ao final do ano, a ver se conseguimos avançar com o projeto, até porque estamos no ano jubilar da Paróquia de Monserrate.”
Vasco Gonçalves admitiu ainda que a sua expectativa, enquanto Pároco, é que as pessoas conheçam São Bartolomeu dos Mártires como “homem da cultura e da Igreja”, mas, sobretudo, que “criem uma relação” com este Santo. “Só conhecendo, é que conseguimos saber realmente quem é São Bartolomeu e a sua força e influência na nossa vida, enquanto crentes”, frisou.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.