Paredes de Coura recupera escola fechada há 18 anos para homenagear Narciso Alves da Cunha

A Câmara Municipal de Paredes de Coura vai requalificar a antiga escola primária de Formariz, construída em 1907 e fechada há 18 anos, para homenagear o escritor e político Narciso Alves da Cunha, natural da freguesia.

Notícias de Viana
15 Mai. 2025 2 mins

O projeto, cujo concurso público já foi publicado no Diário da República, tem um valor base de 312.865,96 euros e é apoiado pelo programa Norte 2030.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Tiago Cunha, adiantou que a requalificação da escola primária é um “projeto antigo” para valorizar o ex-estabelecimento de ensino, “no fundo, reconhecendo o papel importante que desempenhou no estímulo à criação do ensino público”.

A antiga escola primária, “que segue o modelo nacional para edifícios de instrução primária, projetado pelo arquiteto Arnaldo Redondo Laranjo Bermudes, é composto por dois espaços: sala de aulas no piso térreo, e casa para o professor, com dois pisos”.

O “átrio e a entrada são comuns aos dois espaços, sendo que, nas traseiras, existe um alpendre coberto destinado ao recreio, e um logradouro”.

Narciso Alves da Cunha nasceu em 5 de setembro de 1851, na freguesia de Formariz. É autor da monografia “Paredes de Coura no Alto Minho”, publicada em 1909, que é, segundo Tiago Cunha, “a mais completa do concelho realizada até hoje”. “É um elemento muito importante, que agrega a identidade do concelho. Faz uma descrição do concelho, das mais completas que existem”, sublinhou.

Em 1911 foi eleito deputado às Constituintes pelo círculo de Ponte de Lima, e veio a pertencer ao Senado na legislatura de 1911-1912.

c/ Lusa

Tags Política

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias