O Núcleo de Viana do Castelo do Arquivo Ephemera vai promover, entre os dias 5 e 27 de outubro, uma exposição no Antigos Paços do Concelho. José Pacheco Pereira irá presidirá à inauguração, que decorrerá no dia 4 de outubro, pelas 18h00.
Sob o mote “Papéis da luta pela liberdade: Presos políticos de Viana do Castelo”, a iniciativa integra as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e apresenta documentos focados em 35 presos políticos vianenses a partir do espólio do dr. António Feio Ribeiro da Silva. “Os 35 nomes escolhidos para esta mostra foram retirados de uma lista de centenas de nomes, selecionados tendo em conta as referências que a eles eram feitas, as participações, os processos, os requerimentos e a correspondência trocada nesse espólio”, explica a organização.
A exposição é aberta à comunidade, sobretudo, escolas. “Já temos cerca de 20 marcações de turmas das várias escolas do concelho”, adianta, salientando: “Queremos fazer ver aos mais novos o que foi uma luta pela conquista de uma liberdade, que é preciso manter. Nem todos têm noção do que muitas pessoas passaram para chegar ao 25 de Abril.”
Nos dias 12 e 19, pelas 11h, o Núcleo fará visitas guiadas para a comunidade em geral. A marcação pode ser feita nos antigos Paços do Concelho ou através do e-mail: ephemeraviana@gmail.com
A exposição conta com o apoio da Câmara Municipal e da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.