O XI Encontro Diocesano de Acólitos, que se realizou no passado dia 09 de julho, contou com a presença de cerca de uma centena de Acólitos, entre os quais, três da Diocese do Porto e três da Arquidiocese de Braga. A eucaristia foi presidida pelo Bispo Diocesano, D. João Lavrador, e concelebrada por alguns sacerdotes.
O encontro teve início às 10h00, com o acolhimento e a oração inicial, presidida pelo diretor do Secretariado Diocesano de Liturgia, Pe. Tiago Rodrigues. Logo após este tempo de oração, como Maria, os Acólitos “levantaram se e partiram apressadamente para a montanha” ao encontro da beleza e do encanto daquela paisagem virgem, até à represa de águas, existente no interior da serra.
A meio da tarde, o Templo de Nossa Senhora da Peneda encheu-se de túnicas brancas (Acólitos) e de muitos familiares e amigos que os acompanharam na celebração. O grupo coral de Riba de Mouro, Monção, solenizou, e muito bem, a Eucaristia solene.
Na homilia, o prelado sublinhou que “os acólitos são chamados a servir na sua juventude, assim como Nossa Senhora foi chamada, na sua juventude, a ser a Mãe do Salvador”. “Foi pelo «Sim» de Nossa Senhora que hoje somos a Igreja que somos. Faça-se em mim segundo a vossa vontade”, disse, referindo que “a dificuldade e o desafio dos jovens é darem o seu testemunho de fé.”
D. João Lavrador confidenciou ainda estar “muito feliz” por partilhar o encontro com os acólitos, recordando que “partir apressadamente” é o mote que o Santo Padre deixa a todos os “jovens acólitos”.
No final da missa, saiu a procissão com o andor da Senhora da Peneda, transportado pelos Acólitos, que percorreu o itinerário habitual em dias de festa naquele santuário, cantando a oração do terço do Rosário.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.