O pensamento é uma atividade do espírito humano. Para já. Porém, os avanços dos Saberes (Ciência), sobretudo no que diz respeito à IA (inteligência artificial) no domínio da robótica, podem vir a alterar a nossa conceção. Surgirá provavelmente no ambiente humano um “pensamento artificial”, desconhecido para a grande parte dos humanos e apenas acessível a alguns (uma elite de “super-homens”, desligada da maior parte da plebe). A Tecnologia de ponta dá provas evidentes de que uma nova era eclodirá em breve, muito dependente do poder capitalista.
Tornou-se senso comum o aforisma dito de René Descartes (1596-1650) “penso, logo existo” (“Cogito, ergo sum”). Desde o século XVII, tornou-se usual interligar pensamento e existência humana, o que não é sem sentido, dado que a natureza que nos rodeia, na sua fauna e flora, não dá sinais de que exista uma outra espécie dotada de capacidade de estar atenta à sua “pensabilidade” (capacidade de pensar): miríades neuronais em conexões permanentes. Estancar o pensamento é tarefa muito onerosa, sobretudo nos tempos atuais (como o refere sobretudo a Psicologia).
I Dia do Pensamento
Desde 1926 que no nosso meio existe um dia dedicado ao pensamento, dada a importância vital de pensar, para decidir e agir. Dia do Pensamento: 22 de fevereiro do ano civil. Isto surgiu da experiência de comunhão com a natureza que é a atmosfera da vida humana: a IV Conferência Mundial de Guias e Escuteiras, no ano de 1926, homenageou assim Baden-Powell (1857-1941) e sua esposa Olave B-P (1889-1977), ambos nascidos em 22 de fevereiro, fazendo um voto de “harmonia universal”. Desde 1933, cada Guia é convidada a oferecer um “tostão” para que o seu Movimento progrida. Dia do Pensamento abrirá mais harmonia/fraternidade?
Gera-se desta forma uma “corrente de pensamento” ao mesmo tempo que se angaria fundos para a Associação de Guias (num mundo cada vez mais global). Cultiva-se o pensamento próprio do ser humano e incentiva-se o crescimento do movimento, já que pensar impõe-se para uma ação correta e universal. Assiste-lhes o direito/dever ao sonho e à promoção da amizade e da fraternidade tão importantes. O Movimento Guidista em Portugal existe desde 1920, sendo uma Associação (AGP) muito interventiva em alguns sectores e sobretudo na educação ambiental das crianças e das jovens raparigas. Felizmente, existe entre nós.
II Atitude
Pensar requer atitudes contemplativas e dedicação de tempo, em ordem a atividades sensatas e prenhes dum desejo autêntico de vida harmónica, honesta e humanamente expectante, o que é nevrálgico no nosso tempo. Um dia para pensar, dedicando alguns momentos para ser mais, contactando com a vida que pulula em redor. Um dia para pensar talvez aconteça como antídoto à aceleração atual que desconjunta o mundo, acelerado vertiginosamente no tempo.
Pensar exige uma atitude de lucidez em relação a si mesmo e potencia-a.
Pensar é uma atividade inteligente que ajuda a ser mais humano.
Dia do Pensamento é dia de humanidade para as Guias e para todos.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.