A freguesia de Seixas conta, há dois meses, com um novo albergue - “Casa de S. Bento” - destinado a acolher os peregrinos do Caminho de Santiago de Compostela. O novo equipamento, associado à Instituição Particular de Solidariedade Social Centro de Bem Estar Social de Seixas, possui 40 camas e um espaço reservado no piso térreo para pessoas portadoras de deficiência ou de mobilidade reduzida.
Alberto Barbosa, presidente da Associação dos Amigos dos Caminhos de Santiago, lembrou que “os mosteiros foram fundamentais para apoiar todos os peregrinos que se dirigiam a Santiago. (…) a história da época medieval repete-se hoje. A ordem de S. Bento [os monges beneditinos] acolhia os peregrinos e o destino fez com que este albergue viesse parar à Casa de S. Bento.” Também presente na inauguração, Miguel Alves, presidente do Município de Caminha, recordou as duas vezes que já percorreu o Caminho de Santiago, pelo que atestou a importância deste albergue. “A valia de um equipamento desta natureza e com esta qualidade, vai muito para além dos efeitos económicos e turísticos na região, que são reais e mensuráveis”, afirmou, acrescentando: “Inserido no conjunto de apoios de que os peregrinos podem beneficiar, este albergue desempenhará, seguramente, um importante papel no Ano Jacobeu em 2021, durante o qual se espera uma forte procura de alojamento nesta faixa que liga a região à Galiza.”
Durante a cerimónia de inauguração, um peregrino de Valencia já batia à porta, porque não tinha lugar em Caminha. Foi acolhido e acabou por participar no convívio oferecido pela direção, tendo ficado muito emocionado e orgulhoso por ter estreado o albergue.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.