As Novas Gerações do Rotary Club de Viana do Castelo - Rotary Kids, Interact e Rotaract - associaram-se à Bimby e confecionaram 340 refeições para três instituições: Casa dos Rapazes, Refeitório Social de Nossa Senhora de Fátima e Gabinete de Atendimento à Família (GAF). Sob o lema “Cozinhar por uma causa”, a iniciativa decorreu no Mercado Municipal.
O desafio foi lançado às Novas Gerações que, segundo Fabíola Ponte, “prontamente” disseram que sim “porque se enquadra na sua missão”. “Vamos confecionar durante o dia de hoje 170 almoços e 170 jantares. O prato é frango com arroz e a sobremesa leite-creme”, especificou, explicando que, por uma questão de privacidade e logística, as refeições serão entregues pelas instituições que o fazem diariamente: Casa dos Rapazes, Refeitório Social de Nossa Senhora de Fátima e GAF. “Fizemos o contacto com eles, percebendo que e quantas refeições são servidas, e as suas necessidades”, contou, referindo que a Casa dos Rapazes e o GAF não vão cozinhar. O Refeitório Social de Nossa Senhora de Fátima vai ter de cozinhar, porque serve uma média de 250 refeições. “Vamos dar 60 almoços e 60 jantares ao GAF, 30 almoços e 30 jantares à Casa dos Rapazes e 80 almoços e 80 jantares ao Refeitório Social”, salientou, mostrando vontade em repetir mais iniciativas como esta. “Não daremos mais nesta iniciativa, mas acreditamos que, numa próxima iniciativa, poderemos ter capacidade para dar mais”, garantiu.
A iniciativa contou com o apoio de vários parceiros, que cederam os alimentos que foram cozinhados nesse dia. A Câmara Municipal de Viana do Castelo cedeu o espaço. “Durante todo o ano devemos ajudar as pessoas, mas estamos a aproximar-nos de uma altura em que ficamos mais sensíveis e com mais vontade de ajudar os outros e, por isso, a autarquia quer dar a mão a quem tem essa vontade de ajudar e fazer coisas novas”, afirmou a vereadora Carlota Borges, acrescentando que, quando foram apresentar a iniciativa, pensaram logo no Mercado Municipal, porque “precisava de algum movimento”. “Ou seja, juntou-se o útil ao agradável. E, acredito que os beneficiários das instituições vão ficar muito agradados”, considerou, enaltecendo a iniciativa. “São precisas mais iniciativas como esta e também durante todo o ano. É importante as empresas e os privados associarem-se, por vezes, a estas causas, porque estamos aqui para dar a mãos a todos”, ressaltou.
“Cozinhar por uma causa” acontece a nível nacional e, este ano, Viana do Castelo foi o distrito escolhido. “Queríamos destacar um pouco do Natal, porque devemos ser solidários em qualquer altura do ano. Como o lema da Bimby é ‘levar o melhor para as nossas famílias’, também levar o melhor para aquelas que estão a necessitar mais”, referiu Cristina Lopes, gestora de vendas do estúdio Bimby de Braga, Guimarães e Viana do Castelo, agradecendo aos patrocinadores, empresários e clientes que levaram as suas bimby’s para cozinhar. “A solidariedade é amor em movimento. Mia Couto dizia que ‘cozinhar é um modo de amar os outros’ e, por isso, esta é a nossa forma de contribuir para um mundo melhor. Se dermos o exemplo às pessoas à nossa volta, tudo se torna mais fácil”, frisou.
As Novas Gerações do Rotary Club de Viana do Castelo estão ainda a promover, até ao Natal, uma campanha de recolha de alimentos para entregar cabazes a famílias carenciadas. “Atividades de ajuda ao próximo são muito importantes. Paralelamente, a recolha de alimentos vai servir para fazer entre 10 a 15 cabazes de Natal a várias famílias do concelho. No final, completamos os cabazes com uma folha de bacalhau, chocolates, pão de ló, bolo rei, etc.”, referiu Ana Baganha, presidente do Rotaract.
Os supermercados e a Ótica Cruz são alguns dos pontos de recolha. Podem ainda contactar o Rotary Club pelas suas redes sociais.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.