Após um convite do pároco, Pe. Carlos Martins, da comunidade de Santa Maria Madalena de Chaviães, para cantar as Janeiras, formou-se um grupo: MeCha – Grupo de Amigos de Chaviães.
O desenvolvimento de várias atividades de angariação de fundos (“Cantar as Janeiras 2019”, “Baile de Carnaval 2019”, “Silêncio… que se vai Rezar o Fado”, “Cantinho do Abade” no Mercado Medieval de Melgaço, “Vamos todos ao Santoinho!”) contribuiu para o restauro e conservação dos murais quinhentistas da nossa Igreja Paroquial, concluído de julho de 2019.
Pelo segundo ano, saiu para a rua sob o mote “Vamos Cantar as Janeiras – dar voz à tradição!”, com a finalidade de angariar fundos para os trabalhos de “Requalificação e Reabilitação da cobertura e adro da Igreja Paroquial de Santa Maria Madalena de Chaviães”, orçamentadas em 66.800€. Apesar de as obras serem cofinanciadas em 50% pela DGAL – Direção-Geral das Autarquias Locais, a paróquia terá que angariar 33.400€. Depois de cantadas as Janeiras, o MeCha levou a cabo um leilão de Janeiras “Quem dá mais?”, em que foram a leilão os produtos doados ao longo da iniciativa anterior dos cantares, tendo sido todos eles arrematados e com uma adesão surpreendente.
O MeCha – Grupo de Amigos de Chaviães, deixa uma palavra de gratidão a todos que os receberam em suas casas quer na paróquia de Santa Maria Madalena de Chaviães, quer na paróquia de Santa Maria de Paços, com sorrisos rasgados, palavras de conforto e de coragem que aqueceram os seus corações nestas noites frias de janeiro. Em jeito de conclusão, afirmam que, em breve, realizarão mais atividades em que reinarão a alegria, o convívio, a boa disposição, a partilha de gargalhadas, tudo em prol da preservação do património histórico-cultural que é de todos e para todos.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.