São 53 obras originais. Presépios feitos em granito pelas mãos do artesão Martinho Sequeiros, filhos e netos. E, que até dia 2 de fevereiro, estão expostos na Igreja Matriz de Ponte de Lima. O propósito é "valorizar a época natalícia e reforçar a identidade limiana".
Sob o mote “Jesus Natal, Arte Limiana”, a mostra acontece pela segunda vez na paróquia de Santa Maria dos Anjos, em Ponte de Lima. “Este ano, as peças são do artesão Martinho Sequeiros que tem a paixão pelo presépio em granito, em pedra, que juntamente com os dois filhos e os netos, elaboraram estas peças únicas, originais e que nascem da sua criatividade”, explicou Mons. José Fernando Caldas, recordando que, o ano passado, a exposição assinalou os 800 anos do Presépio de Greccio, criado por São Francisco de Assis que “não quis só ver a beleza, mas perceber as condições, das quais se manifesta o nascimento do filho de Deus”. “O Martinho Sequeiros consegue isso através da arte de trabalhar a pedra, intuindo a dureza do nascimento, do granito e da força de escavar”, disse. Ainda assim, não deixa de destacar “o encanto e beleza” das peças. “Queremos ajudar a preservar e valorizar esta arte singular de dar vida às pedras, que se vai perdendo ao longo do tempo. E, além disso, acaba por reforçar o sentido de família e união”, salientou.
A mostra apresenta 53 presépios e obras de arte em granito, nos mais variados tipos e tamanhos. Uma delas, que se encontra na entrada da igreja, tem “uma particularidade”. É uma pedra que pesa “perto de 500 quilos”, escavada propositadamente para a exposição. “No centro do bloco de granito, encontra-se o presépio, com o Menino na manjedoura, Maria e José, tem uma estrela ao centro com vários raios, por baixo o burro e o boi, com os avós do menino Jesus, Joaquim e Ana, nos lados. Une várias gerações da família divina”, descreveu.
Para o sacerdote, a paróquia de Santa Maria dos Anjos é um espaço “muito particular” porque “é o lugar da alma limiana”. “Todos os limianos confluem à igreja matriz, não pelo templo patrimonial, mas porque é um espaço de espiritualidade, de família e união. Com esta exposição, além das pessoas que habitualmente frequentam, participam e celebram, vêm outras pessoas e também turistas, avolumar este sentido cristão do Natal”, acrescentou.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.