Livro guarda histórias de utentes de instituições do Alto Minho

“Incríveis Pessoas Comuns” é o novo livro de Vasco Araújo, que reúne 14 histórias de vida de utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) do Alto Minho. A obra foi apresentada no auditório do Centro Paulo VI, em Darque, e visa “celebrar a vida daqueles que nos precedem, dignificando as histórias das pessoas mais velhas e enriquecendo a sociedade com exemplos de coragem e sabedoria que já existem e que ainda têm muito a contribuir”.

Micaela Barbosa
7 Jan. 2025 2 mins

Vasco Araújo é diretor executivo no Centro Paroquial e Social de Lanheses e o responsável pelo projeto intergeracional que reúne 14 histórias de vida de utentes com idades entre os 70 e os 101 anos. “Este projeto é inclusivo pois, além do reforço do contacto e do trabalho coletivo entre instituições do terceiro sector, prevê a visita a diferentes comunidades escolares, transportando esta intenção de movimento transformador e incrementador de uma sociedade cada vez mais inclusiva e humanizada”, afirma, assegurando que as histórias de sete mulheres e sete homens a residir em IPSS’s do Alto minho, são “histórias que representam uma dádiva de sabedoria e um exercício de grande humildade”.

Na apresentação pública da obra estiveram presentes o Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador, da vereadora da ação social da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Carlota Borges, da ex-diretora do Centro Distrital do ISS, Cristina Oliveira, do pároco e presidente da IPSS de Lanheses, Pe. Daniel Rodrigues.

Respondendo aos desafios lançados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 3 e 10), pela Década do Envelhecimento Saudável 2021-2030 e pela Estratégia Europeia para os Cuidados, o projeto “Incríveis Pessoas Comuns” tem como objetivos: “valorizar e dar visibilidade a pessoas anónimas com vidas extraordinárias, criando um legado inspirador para futuras gerações, promover uma visão inclusiva e infoinclusiva do envelhecimento, estimular o contacto intergeracional, preservar as tradições e as culturas locais, vividas na primeira pessoa, combater o idadismo e beneficiar as instituições do terceiro setor, destacando o papel positivo e transparente relativo ao trabalho que realizam diariamente junto dos seus utentes mais velhos”.

Fotografia: Centro Paroquial e Social de Fornelos

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias