O Livre anunciou que o artista plástico, João Puig, é o número 1 pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo nas legislativas de 18 de maio.
De acordo com a votação final das primárias, João Puig venceu com 3325 pontos. O cabeça-de-lista, em 2024, Gonçalo Pereira, ficou em segundo lugar.
Na sua candidatura, o designer de comunicação conta que encontrou no Livre “uma força política dinâmica e comprometida com a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável”. “Acredito no poder popular, nas canções de Zeca Afonso, nas promessas de José Mário Branco, na fraternidade, na liberdade e na democracia”, referiu, defendendo “um futuro livre”.
Reconhecendo as frustrações da população, o candidato quer “aproximar as pessoas do poder político e do processo de decisão”. “O Livre acredita nas políticas que servem a população, acredita num país que quem trabalha não tem de escolher entre a renda e a comida, onde ser jovem não significa ter medo do futuro, onde ser idoso não significa viver sem dignidade e isolado”, salientou, acrescentando que o partido acredita “num país que cuida, que protege e que partilha a riqueza de forma justa e equitativa”.
João Puig admitiu ainda querer a mudança. “Portugal pode ser um país com habitação para todos, onde as escolas públicas sejam o início de futuros brilhantes, onde temos um serviço nacional de saúde com qualidade e responsivo, onde investir na transição ecológica não seja um custo, mas um futuro com mais empregos, inovação e bem-estar para todos”, concluiu.
João Puig, natural de Viana do Castelo, tem 32 anos e reside no Porto.
É licenciado em Design pela Universidade de Aveiro e tem Mestrado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (FBAUP).
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.