Legislativas: AD defende empenho, responsabilidade e ambição. Programa eleitoral com propostas de desenvolvimento e continuidade

Com uma lista de candidatos à Assembleia da República que “expressa a sociedade alto-minhota”, a AD - Coligação PSD/CDS (AD) apresentou o programa eleitoral para o Alto Minho, reforçando o seu compromisso com o desenvolvimento da região e a importância de dar continuidade ao trabalho iniciado há um ano, sob a liderança de Luís Montenegro.

Micaela Barbosa
9 Mai. 2025 4 mins

No encontro de apresentação da lista, o cabeça-de-lista José Pedro Aguiar-Branco, que se candidata pela segunda vez pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo, explicou que a sua candidatura resulta da “vontade distrital e nacional” do partido, mas também da sua própria vontade, por “uma questão de lealdade e de coerência com quem votou [na AD] para um mandato de quatro anos”. No entanto, frisou que, devido ao seu cargo atual de Presidente da Assembleia da República, a campanha eleitoral será conduzida de forma diferente. O número dois da lista, João Esteves, antigo presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, assumirá alguns compromissos. “Quero colocar os meus conhecimentos e a experiência que adquiri ao serviço de todos os alto-minhotos”, assegurou João Esteves, lembrando o trabalho desenvolvido pelo Governo anterior e a necessidade de o continuar. “Há que registar a capacidade de execução com o Plano de Recuperação e Resiliência e com o Portugal 2030, que permitiram muitas intervenções em áreas como educação, Centros de Saúde, habitações, creches e lares”, sublinhou.

José Pedro Aguiar-Branco ressaltou, ainda, que, apesar da legislatura anterior ter sido interrompida, o Governo já conseguiu avanços significativos, como o aumento de rendimentos e a redução de impostos para várias classes, exemplificando com o IRS e o IRC. Além disso, foram implementadas soluções para resolver tensões sociais “em áreas-chave”, como educação, segurança e saúde, com a pacificação das relações com professores, polícias, bombeiros e médicos.

Relativamente ao Alto Minho, destacou a aprovação de mais de 1.500 projetos com um investimento superior a 100 milhões de euros, como o arranque de várias obras em Centros Hospitalares e de Saúde, obras e reforço de camas em lares, ampliação de vagas em creches, e requalificação de escolas. Também foi aprovado apoio à construção de 1.200 casas, à criação de residências académicas (500 camas), e à implementação da Linha Ferroviária de Alta Velocidade Lisboa-Porto-Valença. Além disso, foram aprovados três Centros Tecnológicos e de Inovação (CITIN) nas áreas Agroalimentar e de Energia Oceânica, e a criação de uma rede de Centros Técnicos Especializados em Ensino Profissional.

Para os próximos quatro anos, a AD apresentou como principais linhas : as pessoas, com aumento de rendimentos (salários e pensões) e redução de impostos, e com foco em atração e fixação de pessoas e investimentos; a educação e inovação, com diversificação da oferta de ensino e de qualificação profissional, com melhoria e modernização de instalações e equipamentos das escolas, e com o reforço do apoio ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo e à rede CTI; a saúde, com “melhoria de acessibilidade aos cuidados de saúde, com apoio ao alargamento da rede de cuidados continuados, e com modernização de instalações e equipamentos de saúde”; as áreas social, de justiça e de inclusão, com reforço das políticas sociais e de infraestruturas; o emprego e a economia, com reforço de incentivos ao investimento e com criação de emprego, além de incentivar a qualificação e a reconversão de mão-de-obra; o turismo, a cultura e o desporto, com aposta na qualificação e na promoção do turismo, com estímulo à criatividade e à cultura, e com reforço dos apoios ao movimento associativo; o ambiente, com preservação e valorização da rede de biodiversidade e de áreas protegidas; as acessibilidades, com promoção da construção da Linha de Alta Velocidade Porto-Valença, com melhoria das ligações rodoviárias (A3, A28, IC28) a Espanha, com desenvolvimento da zona portuária de Viana do Castelo, com requalificação do Portinho de Vila Praia de Âncora, e com melhorias na rede viária nacional e nas travessias internacionais do Rio Minho.

 

LISTA DE CANDIDATOS DA AD PELO ALTO MINHO:

  1. José Pedro Aguiar-Branco
  2. João Manuel Esteves – Arcos de Valdevez
  3. Maria Manuela do Vale Dias de Carvalho Lopes – Viana do Castelo
  4. Regina Lamas Sousa – CDS
  5. José Carlos do Lago Gonçalves – JSD
  6. Elisabete Maria Lourenço de Araújo Domingues – Valença
  7. Paulo Gabriel Gonçalves Souto – Ponte da Barca
  8. Humberto José Pereira Domingues – Caminha
  9. Maria Aurora Soares Alves – Melgaço
  10. João Miguel Ferraz Barreiro – Ponte de Lima
  11. Madalena Oliveira Gonçalves – Vila Nova de Cerveira
  12. José Augusto Sousa – Paredes de Coura
Tags Política

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias