Juventude Unida de Deocriste cria primeira Aldeia Natal de Viana do Castelo 

A Juventude Unida de Deocriste (JUD) vai realizar, entre os dias 8 de dezembro e 7 de janeiro, “Deocriste, uma aldeia de Natal” cujo objetivo é “promover uma experiência natalina única, e fortalecer os laços comunitários”.

Notícias de Viana
30 Nov. 2023 6 mins
Juventude Unida de Deocriste cria primeira Aldeia Natal de Viana do Castelo 

A direção do Grupo de Jovens explicou que a iniciativa teve origem “na amizade e no amor que sentem pela comunidade de Deocriste, e pela vontade que têm em realizar coisas bonitas”. “A JUD começou por um grupo de amigos que apreciava passar tempo juntos e a ideia ganhou forma depois do nosso retorno da Jornada”, contou Marta Viana, revelando que foi Jacinta, “uma jovem inspiradora”, quem propôs a criação de um mercado de Natal para “celebrar a magia” desta temporada. “O entusiasmo dela contagiou todo o grupo e, desde então, temos trabalhado incansavelmente para transformar esta ideia em realidade”, salientou, adiantando: “Agora, a nossa visão expandiu-se e o objetivo é estabelecer a primeira Aldeia Natal no concelho de Viana do Castelo como uma expressão do nosso compromisso comunitário e amor pela tradição natalina.”

O evento conta com o apoio “incansável” e o entusiasmo “contínuo” de todas as organizações e da comunidade como “um todo”. “Queremos preservar e aprimorar o espírito natalino que sempre tornou Deocriste especial”, afirmou, adiantando que o programa é “abrangente”, “desafiante” e “oportuno” para a comunidade se envolver. “Procuramos fomentar o comércio local, não apenas através dos participantes do Mercado de Natal, mas também incentivando a participação dos comerciantes locais no nosso concurso de iluminação de Natal”, acrescentou, mostrando que a JUD acredita que “fortalecer o comércio local, não apenas contribui para a economia da comunidade, mas também enriquece a experiência natalina de todos os residentes e visitantes”. No entanto, a jovem de 22 anos admite que “um dos desafios mais significativos” na organização do evento foi a questão financeira. “Como projeto sem fins lucrativos, a nossa principal meta é garantir que os recursos financeiros cubram apenas as despesas associadas ao evento. Embora tenhamos atividades voltadas para angariação de fundos em prol de causas solidárias, o clima económico desafiador para muitas famílias tornou incerta a garantia de recursos necessários para cobrir todas as despesas”, disse, referindo que “é um equilíbrio delicado entre proporcionar uma experiência encantadora à comunidade e manter o projeto acessível a todos”.

O tempo de preparação também exigiu uma logística “intensiva” e uma colaboração “eficiente” para “garantir que todas as atividades fossem planeadas e executadas de maneira suave, proporcionando uma experiência natalina memorável para todos os participantes”. “O feedback do comércio local tem sido incrivelmente positivo. Estamos especialmente gratos pela colaboração significativa com a DS Smith, uma parceria que enriqueceu consideravelmente o evento”, enalteceu, especificando: “A generosa contribuição de madeira permitiu-nos construir diversas casas de comércio e a encantadora Casa do Pai Natal, que certamente será um ponto de destaque para as crianças. Além disso, a iniciativa de preparar um presépio para abrilhantar ainda mais a freguesia é um gesto notável e que, certamente, será apreciado por todos.”

Marta Viana acrescenta que o comércio local também demonstrou um apoio “notável”, aderindo “prontamente” à proposta de inauguração e concurso de iluminação de Natal. “A sua participação ativa no projeto ‘Cada Presépio no Seu Lugar’ não apenas adicionou uma dimensão encantadora à iniciativa, como destacou a união da comunidade em torno do espírito natalino”, salientou, frisando que “a resposta positiva do comércio local é fundamental para o sucesso do evento”. “Estamos gratos pela disposição e entusiasmo demonstrados. Acreditamos que essa colaboração fortaleceu não apenas o evento em si, mas também os laços entre a comunidade e os estabelecimentos locais, promovendo um ambiente festivo e acolhedor para todos os participantes”, reiterou.

Dentro do programa “abrangente”, a jovem não conseguiu destacar nenhum momento, porque “a atividade foi planeada com muito carinho e dedicação”. Ainda assim, há alguns momentos especiais como o “1º Almoço de Idosos Deocristenses”, em parceria com a Associação Recreativa de Deocriste. “Este evento é uma extensão do compromisso de longa data da JUD com os idosos da nossa comunidade. Reconhecemos a importância de incluir todas as gerações nas nossas celebrações, e este almoço é uma oportunidade única para homenagear e compartilhar momentos especiais com os idosos de Deocriste”, indicou, confidenciando o desejo de uma grande participação e visibilidade na “Concentração de Pais Natal Motards”, no dia 17 de dezembro, e as noites temáticas de DJ’s com os temas “Back to 80’s and 90’s” e “Black Night”, nos dias 16 e 22 de dezembro.

O programa conta ainda com iniciativas solidárias como a “Caminhada Solidária de Natal” e o “Natal Ativo”, em parceria com o Rotaract de Viana do Castelo, e a recolha de donativos para os sem-abrigo das cidades de Viana do Castelo e do Porto, com a YouthDream. “Estas atividades refletem o nosso compromisso em contribuir positivamente para as comunidades mais amplas, alinhando- -nos com o espírito solidário da época”, acrescentou.

No dia 25 de dezembro, há a “Parada de Natal”. “Todas estas atividades se relacionam diretamente com a vertente religiosa do Natal, tendo o programa a celebração de inúmeras Eucaristias, uma Novena do Deus Menino, que traz as crianças à igreja e que as leva a participar ativamente na mesma, e a possibilidade permanente de visita à igreja durante o funcionamento integral da Aldeia Natal”, salientou, admitindo alguma ansiedade. “As expectativas estão verdadeiramente elevadas, e sentimos um empolgamento contagiante por parte de toda a comunidade. Do ponto de vista do nosso grupo, a JUD deseja sinceramente uma adesão significativa e uma celebração memorável”, revelou, reconhecendo que algumas das expectativas foram superadas com o apoio “caloroso” e a participação “massiva” da comunidade na preparação. “A comunidade de Deocriste demonstrou um compromisso extraordinário em tornar este evento especial, e isso é algo que apreciamos profundamente. A adesão entusiástica ao projeto mencionado é um exemplo claro de como cada pessoa contribui para a magia coletiva desta Aldeia Natal”, afirmou, prometendo que “Deocriste Uma Aldeia Natal” será, verdadeiramente, uma celebração natalina autêntica! Em cada canto da aldeia, os valores característicos da época, como amor, união, carinho e solidariedade, estarão presentes”, especificou, frisando: “Queremos criar um ambiente em que as famílias possam reunir-se, em que as crianças possam maravilhar-se e em que todos possam compartilhar o espírito natalino”. A esperança é que “este evento deixe uma marca duradoura e que venha a ser uma tradição acarinhada em Deocriste”.

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias