IV Ciclo de Órgão de Viana do Castelo dá voz aos órgãos de tubos

São sete as igrejas do concelho de Viana do Castelo que vão receber, entre os dias 20 de outubro e 24 de novembro, concertos musicais e duas conferências que visam “evidenciar o papel dos órgãos de tubo como património vivo da cultura local”. A entrada é gratuita.

Micaela Barbosa
2 Out. 2024 4 mins

O IV Ciclo de Órgãos de Viana do Castelo é uma iniciativa do Secretariado de Liturgia da Diocese, com o apoio da Câmara Municipal, que  integra várias iniciativas nas igrejas da Areosa, S. Domingos, Carmo, Sé Catedral, Misericórdia, Serreleis e Caridade, sempre em eventos de entrada gratuita.

Na conferência de apresentação do evento, o  diretor do Secretariado Diocesano de Liturgia, Pe. Tiago Rodrigues, afirmou que esta iniciativa “tem contribuído para criar sensibilidade em torno da música e dos órgãos de tubos”, alertando para a importância de “sensibilizar a comunidade para estes instrumentos e para a necessidade de restauro e conservação dos mesmos”. “Queremos valorizar esta parte da nossa identidade que está silenciada, mas há qual queremos dar voz”, reforçou.

O Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador, frisou que “a cultura é fundamental”, considerando que “há, hoje, um despertar da sociedade para a cultura, porque esta faz parte do bem-estar da sociedade”. 

O prelado garantiu ainda que o órgão de tubos é considerado um instrumento musical por excelência, recordando que existem “mais de 40 órgãos históricos” que precisam de restauro na Diocese de Viana do Castelo.

Já o vice-presidente e Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, afirmou que “dar voz aos órgãos de tubos é um bom mote para aquilo que o evento está a fazer desde 2021”, permitindo “retirar partido de um valor patrimonial incalculável”. “O apoio do Município a este evento é um apoio à nossa cultura, aos nossos agentes económicos e é também um apoio à valorização do nosso património”.

O evento arranca a 20 de outubro, domingo, pelas 16h00, na Igreja da Areosa, com o concerto “Em forma de Pera”, com Tadeu Filipe (órgão) e David Rodrigues (bandolim).

A 26 de outubro, sábado, às 21h15, a Igreja de São Domingos acolhe “Avé Maria, tributo a Nossa Senhora”, com João Santos (órgão) e a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.

No dia 27 de outubro, domingo, pelas 15h30, a Igreja do Carmo recebe “Te Deum”, com Daniel Sousa (órgão), Coral Ensaio (Póvoa de Varzim), e Orquestra Musica Antiqua Porto, sob direção de Tiago Carriço.

A 9 de novembro, sábado, a Sé Catedral é palco, pelas 21h15, de “É tempo de recordar M. FARIA”, com Daniel Ribeiro (órgão) e Escola Arquidiocesana de Música Sacra de Braga.

No dia 10 de novembro, pelas 17h00, a Igreja da Misericórdia recebe “La tromba”, com João Vaz (órgão), Bruno Fernandes (trompete) e Eduarda Melo (voz).

A 16 de novembro, sábado, às 21h15, a Igreja de Serreleis acolhe “Quatro Ventos”, com António Esteireiro (órgão) e Gonçalo Pescada (acordeão).

O último concerto acontece a 24 de novembro, domingo, pelas 16h00, na Igreja da Caridade, com “Música Barroca” pelo Coro CANTTA e Orquestra do Conservatório do Bonfim.

O programa integra ainda uma conferência, a 9 de novembro, na Igreja do Carmo, das 10h00 às 12h00, com o Encontro “DAR VOZ” aos órgãos de tubos de Viana do Castelo”; e o Dia Diocesano de Música Sacra, a 16 de novembro, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque.

Mais 125 mil euros para Valorizar o Património em Viana do Castelo

Ainda esta semana, o executivo municipal aprovou, em reunião ordinária, uma verba global de 125.700 euros no âmbito da 2ª fase do programa “Valorizar o Património”, que vai permitir “a requalificação e conservação de cinco igrejas, capelas e conventos do concelho”.

De acordo com a autarquia, a Paróquia de Alvarães, será promovido um duplo apoio, de 25.000 euros para a reabilitação de dois telhados da Igreja de S. José e 6.300 euros para o estudo para correção acústica na Igreja de S. José.

A Fábrica da Igreja de Perre será apoiada com 14.400 euros para a requalificação dos muros da vedação da Capela da Senhora do Olival. Já a Ordem dos Padres Carmelitas Descalços vai receber uma verba de 25.000 euros para a 1ª fase de obras exteriores de manutenção e conservação do Convento do Carmo.

 A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima terá um apoio de 30.000 euros para a reabilitação de fachadas exteriores e cobertura da Igreja de Nossa Senhora de Fátima – 1ª fase. Já a Paróquia de Vila de Punhe será apoiada com 25.000 euros para a 1ª fase do restauro e conservação do teto da Capela-mor e Corpo da Igreja, luminária da Nave, retábulos laterais e capela-mor, conservação e restauro do retábulo do Santíssimo e do Guarda Vento, limpeza e pintura exterior da Igreja de Santa Eulália.

Tags Diocese

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias