Iúri Leitão foi uma das figuras em destaque na 28ª Gala da Confederação do Desporto de Portugal, que se realizou no Teatro Maria Matos, em Lisboa. O ciclista, de 26 anos, foi eleito Atleta Masculino do Ano e recebeu, ainda, o prémio de Melhor Equipa — juntamente com Rui Oliveira — e o Prémio Ética no Desporto.
A distinção surge após um ano marcante para o jovem vianense que, nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, conquistou duas medalhas: ouro na prova Madison (em dupla com Rui Oliveira) e prata em Omnium.
Na categoria de Atleta Masculino, Iúri Leitão foi escolhido entre vários atletas com destaque internacional, como Neemias Queta (basquetebol), Diogo Ribeiro (natação), Nuno Borges (ténis) e Cristiano Ronaldo (futebol).
Durante a gala, o ciclista agradeceu à equipa técnica e fez questão de destacar o papel do selecionador nacional: “Ao melhor treinador do mundo, Gabriel Mendes”.
O Prémio Ética no Desporto reconheceu o gesto de fair play que teve com o francês Benjamin Thomas na final de Omnium, quando decidiu esperar pelo adversário após uma queda. Um comportamento que já lhe havia valido o prémio europeu “Spirit of Fair Play”.
Iúri Leitão recebeu também, em nome da dupla com Rui Oliveira, o prémio de Melhor Equipa. “Gostava que o Rui estivesse aqui comigo para também dizer o que sente, mas sem dúvida que é um orgulho para nós receber este prémio”, referiu.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.