Iúri Leitão distinguido com três prémios na 28ª Gala da Confederação do Desporto de Portugal

Iúri Leitão foi uma das figuras em destaque na 28ª Gala da Confederação do Desporto de Portugal, que se realizou no Teatro Maria Matos, em Lisboa. O ciclista, de 26 anos, foi eleito Atleta Masculino do Ano e recebeu, ainda, o prémio de Melhor Equipa — juntamente com Rui Oliveira — e o Prémio Ética no Desporto.

Notícias de Viana
28 Mai. 2025 1 min

A distinção surge após um ano marcante para o jovem vianense que, nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, conquistou duas medalhas: ouro na prova Madison (em dupla com Rui Oliveira) e prata em Omnium.

Na categoria de Atleta Masculino, Iúri Leitão foi escolhido entre vários atletas com destaque internacional, como Neemias Queta (basquetebol), Diogo Ribeiro (natação), Nuno Borges (ténis) e Cristiano Ronaldo (futebol).

Durante a gala, o ciclista agradeceu à equipa técnica e fez questão de destacar o papel do selecionador nacional: “Ao melhor treinador do mundo, Gabriel Mendes”.

O Prémio Ética no Desporto reconheceu o gesto de fair play que teve com o francês Benjamin Thomas na final de Omnium, quando decidiu esperar pelo adversário após uma queda. Um comportamento que já lhe havia valido o prémio europeu “Spirit of Fair Play”.

Iúri Leitão recebeu também, em nome da dupla com Rui Oliveira, o prémio de Melhor Equipa. “Gostava que o Rui estivesse aqui comigo para também dizer o que sente, mas sem dúvida que é um orgulho para nós receber este prémio”, referiu.

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias