IPVC reforça investigação e inovação com projetos aprovados no Norte 2030

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) viu aprovados três projetos de investigação e inovação no âmbito do programa Norte 2030, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), num investimento que ultrapassa os 3,4 milhões de euros.

Notícias de Viana
24 Out. 2025 2 mins

De acordo com a instituição, os projetos visam “reforçar a aposta da instituição na investigação aplicada, na transição energética e na internacionalização científica, pilares centrais da sua estratégia de desenvolvimento e inovação”.

Um dos principais investimentos recai sobre o Centro para a Transição Energética e Telecomunicações, a ser instalado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG). Este centro integra o projeto “3AS – Ambientes de Aprendizagem Ativa Sustentáveis”, que pretende modernizar as infraestruturas pedagógicas através de novos modelos de ensino baseados em sustentabilidade, digitalização e inovação tecnológica.

Paralelamente, o IPVC aposta no fortalecimento da sua investigação científica internacional com o projeto “3IC – Potenciar o Crescimento e Internacionalização da Investigação no IPVC”, que visa criar condições estratégicas para reforçar a cooperação científica e o posicionamento em redes europeias de investigação.

Complementando este conjunto, o projeto “Manutenção Preditiva de Estruturas em Sistemas de Energia Renovável Offshore”, inserido no programa Maintenance4Sea 4.0, foca-se na investigação e aplicação de soluções tecnológicas avançadas para monitorização e manutenção de infraestruturas energéticas, contribuindo diretamente para a transição energética e a sustentabilidade ambiental.

Carlos Rodrigues, presidente do IPVC, destaca que estes investimentos “consolidam o posicionamento do Instituto como uma instituição moderna, inovadora e internacionalmente relevante, comprometida com a inovação e a valorização do conhecimento”.

Além destes, o IPVC tem ainda dois projetos estruturantes pendentes de aprovação: as Infraestruturas Tecnológicas SUSTEMARE, a construir no campus da ESTG, e o projeto 3AR, na Escola Superior Agrária em Ponte de Lima.

c/ Lusa

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias