IPVC: Escola Superior Agrária celebrou 40 anos e lança primeiro mestrado de Enfermagem Veterinária Médico-Cirúrgica em Portugal

A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) comemorou o seu 40º aniversário no dia 25 de novembro, com um programa que cruzou passado, presente e futuro da instituição. A data ficou marcada pela homenagem ao arquiteto paisagista Ilídio de Araújo, e pela apresentação do inovador mestrado em Enfermagem Veterinária Médico-Cirúrgica, o primeiro do género em Portugal.

Micaela Barbosa
26 Nov. 2025 4 mins

A cerimónia realizou-se no Mosteiro de Refoios do Lima, em Ponte de Lima, espaço que integra cerca de 26 hectares e onde se localiza a ESA-IPVC. O novo mestrado, que arranca já no segundo semestre, destaca-se por abranger cuidados clínicos a espécies pecuárias, equinos, animais de companhia, selvagens e exóticos, numa aposta inédita no panorama nacional. Desenvolvido no âmbito do PRR, em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e com o Instituto Politécnico de Bragança, com colaboração do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, o curso funcionará em regime pós-laboral e num formato híbrido, que combina ensino presencial, e-learning, prática laboratorial, trabalho de campo e investigação.

A formação visa responder às necessidades emergentes do sector, introduzindo áreas inovadoras como a Enfermagem Veterinária Forense, a prática em contexto de abrigo e a Prática Avançada Baseada na Evidência, promovendo a modernização dos cuidados e reforçando a contribuição da enfermagem veterinária para a saúde pública e o bem-estar animal.

A diretora da ESA-IPVC, Isabel Valín, destacou que, “da abertura dos bacharelatos às atuais licenciaturas e mestrados, passando pelo processo de Bolonha, a Escola, sempre viveu com a consciência de que estava a responder a um território que precisava de quadros qualificados e de conhecimento aplicado”.

Isabel Valín sublinhou, ainda, a necessidade de “modernizar serviços, reforçar os corpos docente e não docente, e atualizar infraestruturas essenciais, como o parque informático e os sistemas de climatização”.

Além do anúncio do mestrado, a sessão comemorativa incluiu uma homenagem a Ilídio de Araújo (1925–2015), responsável pelo desenho dos jardins do Mosteiro de Santa Maria de Refoios do Lima. Reconhecido pelo seu trabalho na integração de elementos patrimoniais, botânicos e arquitetónicos, o arquiteto paisagista é lembrado como figura central na valorização dos espaços verdes históricos da região, hoje integrados na Rota dos Jardins Históricos.

No plano de expansão formativa, a ESA-IPVC prepara o lançamento de um CTeSP – Curso Técnico Superior Profissional em Operação e Aplicação de Drones, reforçando a aposta iniciada com as formações de curta duração em pilotagem e fotogrametria. Estão, igualmente, previstos novos ciclos de estudo colaborativos nas áreas agroalimentar e ambiental, bem como vários mestrados em fase de preparação, entre os quais Bem-Estar em Animais de Produção e Tecnologias Digitais Aplicadas às Ciências Agrárias e Veterinárias, além da futura licenciatura em Tecnologias dos Espaços Verdes.

O presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, realçou que a Escola “tem 40 anos de muito e bom trabalho na formação de jovens e de quadros ativos”, acrescentando que o futuro passa por “estar preparado e ser proativo perante desafios como a atualização permanente da formação e a questão demográfica que afeta todo o ensino superior”. “O IPVC reúne condições para ser uma Universidade Europeia. Estamos preparados para dar esse passo e continuar a projetar o trabalho que todos têm feito”, salientou.

Já o presidente da Federação Académica, Jorge Meireles, reforçou o ambiente distintivo da ESA-IPVC. “Aqui, viajamos dos sonhos com que entrámos até às ferramentas com que saímos. Esta é, verdadeiramente, a nossa segunda casa. Esta é a Escola Agrária mais bonita do país”, afirmou.

O programa incluiu, ainda, a conferência “O legado das cercas conventuais. A excecionalidade da cerca do Mosteiro de Refoios do Lima”, apresentada por Teresa Andresen, presidente da Associação Portuguesa de Jardins Históricos, culminando com atuações das tunas académicas da Escola.

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias