IPVC celebrou 45 anos da ESE e 24 da ESCE com crescimento, inovação e ligação ao território

Mais de 900 estudantes matriculados e várias novas formações marcaram o momento em que duas escolas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) reforçam o seu papel no ensino superior. A Escola Superior de Educação (ESE) ultrapassou, pela primeira vez, os 900 alunos e prepara-se para expandir a formação ao 3.º ciclo e ao ensino secundário, enquanto a Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) inaugurou a primeira residência universitária em Valença e dois novos cursos técnicos profissionais.

Micaela Barbosa
13 Nov. 2025 2 mins

ESE-IPVC celebrou 45º aniversário

A diretora da ESE-IPVC, Carla Faria, revelou que a Escola “ultrapassou pela primeira vez a barreira dos 900 estudantes matriculados”, mantendo uma taxa de ocupação acima dos 93%. 

A instituição, que forma professores, gerontólogos e profissionais das artes, tem vindo a reforçar áreas como a inclusão, a aprendizagem ao longo da vida e a internacionalização, preparando-se também para alargar a formação ao 3.º ciclo e ao ensino secundário.

Sobre a tecnologia e o ensino, Carla Faria lembrou que “o acesso à informação deixou de ser um problema; agora, o verdadeiro desafio é transformar informação em conhecimento e conhecimento em sabedoria”. “O nosso papel, enquanto Escola, não é competir com a tecnologia nem lhe resistir, mas educar para aquilo que nos torna irredutivelmente humanos: o pensamento crítico, a empatia, a criatividade, a integridade académica, científica e relacional, a capacidade de imaginar e de cuidar”, sublinhou.

O presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, acrescentou que as mudanças demográficas e institucionais exigem adaptação. “A Inteligência Artificial vai transformar profundamente o ensino e o trabalho, mas pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento do conhecimento”, considerou, enaltecendo “o papel decisivo da ESE na formação de profissionais qualificados e na criação de conhecimento científico aplicado ao desenvolvimento educativo e social do país”.

ESCE-IPVC celebrou 24º aniversário

Na ESCE-IPVC, o diretor Luís Barreto destacou a acreditação máxima de seis anos de todas as licenciaturas, reforçando “qualidade do ensino e do trabalho desenvolvido pelo corpo docente”. 

A expansão territorial foi marcada pela criação de dois novos CTeSP – Negócios Digitais e Gestão Industrial – no polo de Arcos de Valdevez, e pela inauguração da primeira residência universitária em Valença.

O presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, realçou a necessidade de adaptação às novas realidades do ensino superior, incluindo a Inteligência Artificial e a atualização contínua de competências.

Já o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, reforçou a contribuição da Escola para a valorização do território e para o desenvolvimento económico e social da região.

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias