IPVC avança com concurso de 16,3 milhões para nova residência

O presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) revelou que, “dentro de dias”, será lançado o segundo concurso público internacional para a construção de uma residência académica, agora com o preço base de 16,3 milhões de euros.

Notícias de Viana
13 Fev. 2025 2 mins

Carlos Rodrigues explicou que o primeiro procedimento foi anulado, porque os concorrentes apresentaram propostas com preços superiores ao preço base, na altura de cerca de 15 milhões de euros, adiantando que a abertura do segundo concurso depende de validação da tutela, “o que deverá acontecer nos próximos dias”.

O presidente do IPVC acrescentou ainda que a instituição de Ensino Superior “tem um financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de 14 milhões de euros mais IVA, mas que, face ao aumento do valor base do novo concurso, vai ser a instituição a suportar esse custo.

A construção da nova residência, que vai ficar instalada nos terrenos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), em Viana do Castelo, esteve parada mais de um ano e meio devido a uma contestação judicial ao concurso público para a elaboração do projeto.

O equipamento, que será construído junto à Praia Norte, será dotado de 400 camas, repartidas por 160 quartos duplos, 40 quartos individuais, 10 quartos adaptados para pessoas com mobilidade condicionada, 10 estúdios individuais e 10 estúdios duplos”.

Todos “os quartos serão equipados com casa de banho privativa. O novo edifício também terá cantina e bar, centro de saúde, área de ‘fitness’ e um conjunto de espaços de natureza diversa para fruição dos alunos”.

c/Lusa

Fotografia: Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC]

Tags Economia

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias