O Centro Paroquial e Social de Lanheses, a Casa Sacerdotal da Diocese de Viana do Castelo e o Centro Paroquial e Social de Fornelos vão criar “uma central de compras” com o objetivo de baixar os custos fixos. Na celebração do protocolo, estiveram presentes o Bispo da Diocese, D. João Lavrador, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e a vereadora da Coesão Social, Carlota Borges.
Numa parceria pioneira, e preocupadas com a qualidade do trabalho social e solidário que desenvolvem, e em resposta aos cada vez mais exigentes desafios financeiros quotidianos, estas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) decidiram agrupar-se na prossecução de objetivos partilhados: “incremento da sustentabilidade económica através de um maior poder de negociação junto de fornecedores comuns; desenvolvimento de práticas incrementais de transparência; partilha de boas práticas e recursos; promoção de uma real aproximação entre instituições, potenciando um verdadeiro trabalho em rede e a sua continuidade”.
De acordo com uma nota da autarquia, esta iniciativa agrega, numa primeira fase, as três instituições, mas estará aberta a outras IPSS ou organizações conexas que comunguem dos mesmos objetivos.
Mensalmente, irão monitorizar a evolução dos preços com fornecedores e, volvidos seis meses, farão a primeira reunião de análise e, “se tudo correr bem”, poderão já acolher outras instituições na iniciativa.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.