“Há um tesouro dentro de nós que não pode ser esquecido”

Decorreu na manhã de sábado, dia 14 de novembro, na Sé Catedral, a celebração eucaristística por ocasião do 30º dia de falecimento de D. José Augusto Pedreira, presidida por Mons. Sebastião Pires Ferreira, Administrador Diocesano de Viana do Castelo.

Notícias de Viana
19 Nov. 2020 2 mins
“Há um tesouro dentro de nós que não pode ser esquecido”

Ao iniciar a celebração, Mons. Sebastião salientou a vivência do IVº Dia Mundial do Pobre por ocasião do XXXIIIº Domingo do Tempo Comum alertando, mais tarde, durante a homilia, para a polissemia da palavra pobreza, que se estende da pobreza material até à pobreza humana. 

Neste sentido, destacou o facto de se estar a aproximar o fim da caminhada litúrgica, o que nos leva a recordar a “vivência do tempo, como tempo limitado”, conforme deixava, igualmente, expressa a liturgia da palavra. “A vida do cristão tem sentido se sentirmos que ela tende a encaminhar-se rumo a um dia grande, o Dia do Senhor, que não se circunscreve só ao Domingo, mas o Dia do Senhor para cada um de nós, nesta caminhada que vamos fazendo, com aquele patrimônio que Deus colocou no nosso coração, na nossa vida, nesta pessoa que é cada um de nós”, explicitou. Com efeito, apelou à consciência da vida cristã como caminho de crescimento progressivo onde reside um “tesouro que, ganhando proporções, não pode ser esquecido”, do mesmo modo que, como dizia D. Anacleto, “a vida vai crescendo à medida que nós nos damos”. 

Nesta linha, e seguindo o ritmo da 1ª Carta aos Tessalonicenses, interpelou a assembleia a se questionar acerca do modo pelo qual se prepara para o dia da “chegada deste Senhor que nos espera”, do qual “não sabemos o dia, nem a hora”, convindo a que “nada se dê por garantido”, propondo o exame de consciência diário como estilo de vida. 

Por último, Mons. Sebastião Pires Ferreira apresentou a figura de D. José Augusto Pedreira como exemplo de diligência e fidelidade, “conforme a interpelação do Evangelho”, que podemos compreender nos frutos que o seu ministério multiforme deu e ainda dá à Igreja, sublinhando que o sufrágio a que a Igreja Diocesana é convidada é, antes de mais, interpelação a Deus Pai.

Tags Diocese

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias