Gratidão… memória… caminho!

Isabel Lemos
7 Ago. 2025 3 mins
Irmã Isabel

Hoje não posso deixar de escrever duas letras com gratidão! Acordar com o sabor da gratidão por tudo e por tanto como a vida oferece, oportunidades incríveis, pessoas maravilhosas, histórias que se vão entrecruzando, as quais a memória nos ajuda a recordar, passando pelo coração e continuando o caminho, passo a passo, saboreando a beleza, a verdade, a bondade!

O caminho feito como peregrinos ao lado de tantos jovens, oriundos de tantos lugares é sinal de uma força indescritível e capaz de construir um mundo novo, cujas sementes já estão no coração de cada um. Acreditar nos jovens, em cada jovem, é maravilhoso, deixar que cada um possa crescer e ser mais ao jeito do Senhor da Vida.

Dizia o Santo Padre “Em comunhão com Cristo, nossa paz e esperança para o mundo, estamos mais próximos do que nunca dos jovens que sofrem o pior tipo de mal: aquele que é causado por outros seres humanos. Estamos com os jovens de Gaza, com os jovens da Ucrânia, com os de todas as terras ensanguentadas pela guerra. Meus jovens irmãos e irmãs, vós sois o sinal de que um mundo diferente é possível: um mundo de fraternidade e amizade, onde os conflitos não são resolvidos com armas, mas com o diálogo”[1].

Os jovens têm a capacidade de mudar e transformar e eles próprios de se deixarem transformar. Audácia e coragem acompanham-nos, saibamos ser ao lado deles testemunhas que permanecem fiéis à Voz do Senhor que nos convoca e convida à construção deste mundo novo, onde é possível nascer como irmãos cada dia.

Neste momento é com gratidão que olho para trás, não apenas para estes dias vivendo com os Jovens da diocese o Jubileu dos Jovens, mas também para os vinte e cinco anos da JMJ no ano 2000 em Roma. Memória grata por tantas oportunidades, vivências e experiências, acompanhando e ajudando a discernir e continuar a ver que os Jovens de cada geração são maravilhosos, levam em si uma força incrível, capaz de mudar vidas e corações, capazes de transformar o mundo. Oxalá esta força, nos jovens de hoje, possa torna-los capazes de ser voz e vez dos que são silenciados e esmagados pelo ódio, violência e guerra e consigam fazer brotar as sementes de esperança, de amor, de fraternidade. Que a coragem, alegria e entusiasmo os possam levar mais longe no caminho como Peregrinos de Esperança!

Não esqueçamos as palavras do Santo Padre “Sim, com Cristo é possível! Com o seu amor, com o seu perdão, com a força do seu Espírito. Meus queridos amigos, unidos a Jesus, como os ramos à videira, vós dareis muito fruto; sereis sal da terra e luz do mundo; sereis sementes de esperança onde quer que vivais: na família, com os amigos, na escola, no trabalho, no desporto. Sementes de esperança com Cristo, nossa esperança” (…)” Levai esta alegria, este entusiasmo para todo o mundo. Vós sois o sal da terra e a luz do mundo: levai essa saudação a todos os vossos amigos, a todos os jovens que precisam de uma mensagem de esperança”[2].

[1] https://www.vatican.va/content/leo-xiv/pt/angelus/2025/documents/20250803-angelus.html

[2] https://www.vatican.va/content/leo-xiv/pt/angelus/2025/documents/20250803-angelus.html

Tags Opinião

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias