Nem sempre é fácil ajudar os nossos filhos em idade escolar. Por estes dias estive a ajudar a minha pequena a estudar Geografia. Desde que eu próprio era estudante, apenas três alterações foram concretizadas no mapa de distritos e concelhos: foram criados, em 1998, os novos concelhos de Vizela, Trofa e Odivelas, sem ocorrer qualquer mudança no nosso Alto-Minho. Tarefa facilitada! Ainda assim, ocorreram diversas alterações, com o surgimento de novas divisões do território, como NUTS, Comunidades Intermunicipais e Eurocidades, sendo que nos dizem que o próprio conceito de fronteira tende a desaparecer.
Mas adiante; não vou falar de Geografia no meu artigo de Dezembro que, como mandam as regras, deverá ser dedicado ao Natal. Realizarei, no entanto, e dada a introdução, uma pequena viagem por todos os concelhos da região, enumerando algumas sugestões de Natal e de Património Cultural.
Sob o tema “Magia de Natal, Faz-me presente”, o município de Arcos de Valdevez, oferece uma série de iniciativas dispersas por vários pontos do concelho, com destaque para o centro da vila e a freguesia de Cabana Maior, onde encontramos um dos locais mais visitados nesta época de natal: a “Floresta Encantada”. Muito pertinho, a escassos minutos, sugiro a visita a dois dos sete Monumentos Nacionais do concelho: a Anta da Serra e o Pelourinho do Soajo. Para terminar o dia, outra sugestão cultural (sim, porque a gastronomia local é um aspeto fulcral da nossa cultura): Naco de Cachena com arroz de feijão tarrestre. Para acompanhar, tal como em qualquer uma das seguintes nove sugestões, Vinho Verde, sempre: Loureiro, Alvarinho ou Vinhão.
Em Caminha, o Pai Natal é a figura central! Inúmeras atividades, muitas delas invulgares, envolvendo o Pai Natal: escalada, bicicleta, mota, skate, entre muitas outras. A visitar, o Mosteiro de São João de Arga, Monumento Nacional desde 2013, e para retemperar forças, a famosa Caldeirada à Pescador.
“À descoberta do Natal” é o mote, para a celebração em Melgaço. Uma programação recheada de atividades, que incluem até desportos radicais. Entre as várias propostas, destaca-se a já emblemática descida de rafting com o Pai Natal, marcada para o dia 21. Para almoçar, uma das especialidades – o Cozido – e para digerir, um trilho em Castro Laboreiro até ao Castelo, Monumento Nacional desde 1944.
O “Natal de Monção” realiza uma série de atividades com especial ênfase para as crianças. De destacar a “Cascata dos Sonhos”, uma iniciativa que pela primeira vez leva até à freguesia de Lara, a magia do natal, iluminando 500 metros de passadiços e a Cascata do Fojo. Visite também, e suba, à Torre de Lapela, Monumento Nacional desde 1910. Termine o dia com o famoso Cordeiro à moda de Monção.
Paredes de Coura sempre nos habitou com uma programação cultural muito diferenciada. “Natal em Coura” oferece inúmeras atividades, com realce para a animação de rua e para a “Arte em peças”, este ano com os seis painéis de São Vicente, construídos com dezenas de milhares de peças LEGO. Deverá reservar tempo para visitar a Igreja Paroquial de Rubiães, um dos três Monumentos Nacionais do Concelho. A sua visita não ficará completa sem provar a típica Truta do Rio Coura.
“EmBarca no Natal” é o mote para celebrar o Natal em Ponte da Barca. Com grande aposta nas iluminações de rua e no Mercado de Natal, destaque para a tradicional Feira do Mel marcada para o dia 22, e para os Concursos de Mel e Rabanadas de Mel, que valorizam os produtos locais e as tradições da região; para a refeição, um Naco à Terras de Nóbrega. A visitar, o Castelo do Lindoso, Monumento Nacional, e um dos mais importantes monumentos militares portugueses.
Ponte de Lima oferece uma programação de Natal sob o tema “Vila Natal”, repetindo, nesta 2ª edição, uma oferta variada com especial destaque para o Mercado de Natal e para a constante animação de rua a que esta vila nos habituou. A não perder a exposição de presépios na Matriz. Reserve tempo, para visitar o Museu dos Terceiros e saborear o Sarrabulho.
“Valença é Natal” já se tornou uma das referências natalícias no Alto-Minho. De destacar a “Duendelândia” – um espaço para as crianças – e para a “Cavalgata de Reis”, no dia 5 de janeiro. A visitar, a Fortaleza de Valença, o mais importante (no meu entender) Monumento do Alto-Minho. Deguste-se com um Bacalhau à São Teotónio e um Caldo Verde: para os desconhecedores, uma sopa de couve-galega, típica da região do alto-Minho, genuína de Valença e classificada como uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal.
O Natal em Viana do Castelo, já conhecido pelos famosos espetáculos de som e luz que trazem à cidade milhares de visitantes, dedica este ano o tema ao “Viana Coração do Natal”. De destacar as “Atividades Infantis de Natal”, realizadas diariamente até dia 23. Assista ao por do sol, subindo de elevador ao monte de Santa Luzia, visite o Santuário e termine o dia com um Bacalhau à Vianense.
“A Magia do Natal” acontece em Vila Nova de Cerveira. Ao longo de 44 dias de programação, destaque para os “Serões Natalícios”, onde estão previstos uma série de eventos para toda a família. Na Vila das Artes, reserve tempo para visitar o Museu da Bienal, a principal estrutura dedicada à Arte Contemporânea no Alto-Minho, e saborear o famoso Cabrito à Serra D`Arga.
Sem mais delongas termino, desejando a todos os leitores um Bom Natal e um Feliz 2025!
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.