Mais de 3.500 alunos da Diocese de Viana do Castelo participaram no XXVIII Fórum de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), que se realizou em Vilar de Mouros, no Arciprestado de Caminha. O evento, promovido pelo Secretariado Diocesano de EMRC, reuniu alunos do 3º ciclo e do secundário, professores e assistentes operacionais, num dia marcado pela alegria, pelo convívio e por um forte apelo à responsabilidade social e comunitária.
Na sua intervenção, o Bispo diocesano, D. João Lavrador, convidou as crianças e jovens “a criarem todas as condições, ao longo do seu percurso, para que a sua vida, e a daqueles que os rodeiam, sejam vividas em festa”. “A vida em festa constrói-se com valores humanos, equilíbrio pessoal e atenção ao próximo”, sublinhou.
O prelado desafiou, ainda, os alunos a estarem atentos à realidade que os rodeia. “O mundo de hoje necessita, e vai necessitar, da vossa presença e participação para a construção de uma nova comunidade”, apelou.
Sob o mote “Com EMRC, abraço a Esperança”, o encontro foi organizado pelo Secretariado Diocesano de EMRC, que é coordenado pela professora Maria José e pelos professores Óscar e Maria do Céu, e pelo assistente espiritual, Pe. Manuel Alberto. “Somos todos um. Damos um bocadinho de nós, em colaboração com os nossos restantes colegas, aos alunos de EMRC”, começou por referir, agradecendo pela participação “massiva”. “Vocês são a nossa esperança, porque são o futuro da humanidade”, afirmou, confidenciando que “valeu todo o esforço” para ver “a alegria e o convívio entre alunos, professores e assistentes operacionais”.
Apesar de reconhecer o “desafio” de organizar um evento desta dimensão, a professora sente que a sua equipa cumpriu o dever. “Temos o dia ganho. É muito gratificante colaborar para a formação integral dos alunos e desenvolver um conjunto de valores como a autonomia, o sentido de responsabilidade e o espírito de companheirismo”, sublinhou.
Para o Pároco da Vilar de Mouros, Pe. João Martinho, que também participou no evento, foi com “muita alegria” que recebeu as crianças e os jovens. “É também uma forma de incentivo à presença na disciplina de EMRC”, considerou, sublinhando a sua importância na formação dos alunos.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.