Dezenas de estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participaram na celebração “bênção dos caloiros”, na Sé Catedral. A iniciativa, promovida pela Pastoral Diocesana Universitária, marcou o início da Receção ao Caloiro.
O Pe. Renato Oliveira, diretor do secretariado, presidiu à celebração e desafiou os jovens, de um modo especial, os estudantes que estão a iniciar o percurso académico a serem “verdadeiramente felizes num tempo onde cresce o individualismo, a indicação de que cada um deve pensar por si mesmo e, ao mesmo tempo, num tempo onde cresce o incentivo à descoberta de que são membros de uma comunidade”.
Recordando as palavras de S. Paulo, afirmou que “a comunidade académica é um corpo formado por muitos membros, desde os professores, os colaboradores, os estudantes, entre outros”. “Todos são importantes. Todos estão ligados, são interdependentes e complementares. Ninguém sozinho faz esta comunidade”, referiu, salientando: “Fazemos mais e melhor, quando temos a ousadia de caminharmos em conjunto e de nos descobrirmos um do outro”.
O responsável apelou ainda ao crescimento de todos com o outro, promovendo “a complementaridade e a fraternidade”. “Que vejamos a diferença como sinónimo de riqueza”, sublinhou, recordando as palavras do Papa Francisco: “Sejam artesãos do futuro, e eu acrescentaria, sejam artesãos já do presente.”
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.