O CTS Group e a Eaton apresentaram um novo projeto de investimento que vai instalar, em terrenos situados entre Darque e Vila Nova de Anha, uma nova unidade dedicada à produção de unidades de distribuição de energia elétrica (EPOD's) para servir ‘data centers’, criando um mínimo de 500 postos de trabalho. A obra deverá ficar concluída em fevereiro de 2026 num investimento de 50 milhões de euros.
Em conferência de imprensa de apresentação do projeto, o presidente executivo do CTS Group, Filip Schelfhout, referiu a “aliança” entre as duas empresas vai possibilitar construir, em Viana do Castelo, “grandes máquinas que permitem que, nos data centers, a energia nunca seja interrompida”.
Na fábrica vianense serão produzidas cerca de 450 EPODs (Electrical Power Optimization Devices) por ano, num volume de negócios de 650 milhões de euros anuais, tendo 90% da produção como destino a exportação, focada, numa primeira fase, na Europa e Médio Oriente.
O responsável explicou que Viana do Castelo se apresentou como “a localização ideal” pelas ligações portuárias, rodoviárias e aeroportuárias. A nova unidade será implementada numa área total de 110 mil metros quadrados, com área construída de 21 mil metros quadrados, sendo cerca de 12 mil metros quadrados destinados à construção de EPODs.
Esta será a segunda fábrica do género da NordicEPOD e será a maior do grupo, já que irá ultrapassar a dimensão e a produção da unidade fabril localizada em Hanekleiva, na Noruega.
A fábrica vianense vai, assim, iniciar laboração, dentro de um ano, com um mínimo de 500 postos de trabalho, com duas áreas de produção – uma área de produção de EPODs e uma área de quadros elétricos.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.