“É importante que o órgão de tubos seja utilizado”

A Igreja paroquial de Areosa, no Arciprestado de Viana do Castelo, foi um dos palcos da 2ª edição do Ciclo de Órgão, que recebeu um concerto de Órgão e Soprano por Bruno Teixeira (órgão) e Daniela Matos (soprano). Hedviges, Maria Luísa e António Galvão foram algumas das dezenas de pessoas que foram até lá para apreciar o momento musical, que “é útil para a cultura”.

Notícias de Viana
14 Out. 2022 2 mins
“É importante que o órgão de tubos seja utilizado”

Com 63 anos, Hedviges é de Areosa e manifestou a sua tristeza pela pouca afluência dos areosenses. “Perderam um concerto lindíssimo e que é digno de ser admirado”, disse, confidenciado ser suspeita por ter dois filhos músicos. “Foi um ótimo concerto, mas que deve ser mais divulgado. Aliás, eu vou fazê-lo com quem conheço porque adoro este tipo de música”, acrescentou, defendendo: “É importante que o órgão de tubos seja utilizado em determinadas ocasiões como, por exemplo, nas festas. Ao longo do ano, o nosso está parado porque não temos ninguém que toque, mas, se num ou outro momento fosse tocado, talvez as pessoas ficassem mais sensíveis nesta matéria.”

Já Maria Luísa Manso veio do Porto com António Galvão. “Gostei bastante do concerto”, assegurou, contando que foi professora de Daniela. “Tenho um carinho especial por ela, porque fui professora dela. Foi muito bom ver a sua evolução, até porque quando a apanhei ainda estava no início”, referiu, elogiando a iniciativa, que permite ter “contacto cultural” com instrumentos “poucos valorizados”. “Muitas vezes, estes instrumentos ficam esquecidos e é de valorizá-los com este tipo de iniciativas, assim como com o canto lírico”, acrescentou, incentivando as pessoas a participar neste tipo de eventos.  

A professora salvaguardou ainda que a Igreja tem de promover mais eventos “apelativos”, dirigidos aos mais jovens, para que tenham contacto com a cultura musical. “São tradições que não se devem deixar perder”, reiterou. 

Também o Pároco, Pe. Torres Lima, marcou presença no concerto “amplo em cultura”. “Esta iniciativa enriquece a cultura musical”, frisou, acrescentando que, “embora a maior parte não conheça este género musical”, o Ciclo de Órgão é “uma maneira de sensibilizar as pessoas”.

A 2ª edição do Ciclo de Órgão percorreu ainda a igreja da Misericórdia, a igreja de Serreleis, a igreja de São Domingos, a igreja da Senhora da Agonia e a Sé Catedral.

O evento, promovido pelo Secretariado Diocesano da Liturgia com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, visou valorizar o órgão e o património construído, sensibilizar para a importância do restauro e manutenção dos órgãos, assim como para a sua regular e criteriosa utilização.

Tags Religião

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias