Dar sangue em tempo de urgência social

O Dia Nacional do Dador de Sangue comemora-se no dia 27 de março. Seguramente que as iniciativas de recolha de sangue e registo para medula óssea que, habitualmente, assinalam o dia com mais solenidade, estarão suspensas, devido à situação pandémica que vivemos.

Notícias de Viana
26 Mar. 2020 1 min
Dar sangue em tempo de urgência social

Todavia, em alturas como esta, a doação de sangue ganha uma importância maior do que é normal, justamente quando o fluxo de pessoas que se dispõe a fazê-lo é bastante menor. Não só é necessário continuar a entregar sangue a quem dele precisa devido ao seu estado de saúde, mas também é determinante repor os stocks para acorrer sabe Deus a que necessidades futuras. Por isso e guardando todas as reservas e cautelas a que devemos obedecer, nada obsta a que nos dirijamos a um centro de recolha e disponhamos de um pouco do nosso sangue, num ato verdadeiramente cristão, num tempo de particular apreensão. 

Dar sangue é um ato indolor e sem contraindicações, que qualquer pessoa pode fazer desde que tenha uma idade compreendida entre os 18 e os 65 anos, que tenha, pelo menos, 50 kg de peso e seja saudável. As mulheres podem dar sangue de quatro em quatro meses, e os homens, de três em três meses. Talvez, um dia, um de nós precise de uma transfusão de sangue.

Tags Economia

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias