A Sé Catedral de Viana do Castelo acolheu, no passado dia 14, a celebração do 1º aniversário do falecimento do Bispo Emérito, D. José Augusto Pedreira. A Eucaristia foi presidida pelo Administrador Diocesano, Mons. Sebastião Pires Ferreira, e concelebrada pelo Pe. José da Silva Lima.
Na homilia, o Pe. José da Silva Lima deixou o seu testemunho sobre a relação que tinha com D. José Augusto Pedreira, admitindo que o Evangelho o fez recordar duas memórias, uma de 1978 e 1979, e outra em 1997 e 1998. “Em 1978/79, ainda era Pe. José Pedreira ajudou-me a entrar no presbitério e, mais tarde, no meu percurso presbiteral com a comunidade. Já em 1997/98, D. José veio para Viana do Castelo como Bispo residencial e fica a certeza de que ele consolidou em mim a pertença ao presbitério”, contou, agradecendo e evidenciando o seu “empenho e dedicação” à Diocese de Viana do Castelo.
No final da celebração, Mons. Sebastião Ferreira dirigiu umas palavras aos fiéis, recordando que D. José Augusto Pedreira deixou “um grande legado”, que é “necessário manter vivo” na memória de cada um. “D. José Augusto Pedreira foi um Bispo que se deu totalmente à Diocese e, em particular, ao Seminário, enquanto formador”, salientou, contando que deixou “todos os seus bens” à Diocese. “Foi o nosso terceiro Bispo, que não pode ser esquecido, e vós sois o exemplo de que não o será, mantendo-o vivo nas nossas e vossas memórias”, reiterou.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.