Como se prepara a Diocese de Viana do Castelo para celebrar o Jubileu?

A 28 de dezembro começa o 27º Jubileu ordinário da Igreja Católica. Terminará a 6 de janeiro de 2026 e tem como objetivo festejar os 2025 anos do nascimento de Jesus. A preparar a comemoração dos seus 50 anos, a Diocese de Viana do Castelo terá celebrações, no próximo ano, em três igrejas jubilares: a Catedral, o Santuário do Sagrado Coração de Jesus e o Santuário de Nossa Senhora da Peneda.

Micaela Barbosa
20 Dez. 2024 2 mins

Para D. João Lavrador, a justaposição dos acontecimentos irá “enriquecer o programa diocesano”. Em declarações ao Notícias de Viana, destacou “a Peregrinação Diocesana e o acompanhamento que irá prestar-se nas igrejas destinadas a receber a Graça da Indulgência”.

“Cada Paróquia ou Arciprestado, mobilizar-se-á para acorrer a estes locais. Teremos uma Peregrinação Diocesana ligada ao Sagrado Coração de Jesus”, explicou. Relativamente às diversas peregrinações programadas para Roma, “cada Secretariado Diocesano tomará à sua responsabilidade a sua organização, atendendo às datas e programas já divulgados pelos organismos da Santa Sé”, segundo informou fonte oficial da Diocese.

O Bispo diocesano espera que o Jubileu seja uma ocasião de renovação para que “a Comunidade Diocesana se torne mais evangelizadora (…) num mundo de desespero e de sofrimento”, afirmou. D. João reconheceu, ainda, que estes acontecimentos são “sempre ocasião para revitalizar e aprofundar a relação com Cristo e com os irmãos”.

Pastoral Juvenil incentiva jovens à participação

No contexto da celebração do Jubileu, a peregrinação dos jovens a Roma costuma ter especial impacte. Ao Notícias de Viana, Vera Fernandes, diretora do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, garantiu que estão a preparar-se em três frentes: realização de atividades, divulgação como incentivo à participação, e questões financeiras.

A diretora do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil fala numa “oportunidade única” de convivência e vivência comunitária da fé. A responsável considera que é “fundamental” que os jovens se envolvam em iniciativas como “integração em grupos ou movimentos juvenis”

“Estamos com a expectativa de que haverá uma participação bastante positiva dos nossos jovens neste Jubileu dos Jovens. Isto porque, por um lado, verificamos uma adesão dos jovens aos eventos promovidos, quer a nível diocesano, quer a nível arciprestal. E, por outro, porque sabemos que, desde o convite feito pelo Papa Francisco, no final da Missa de envio da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, estes jovens, nos seus grupos ou movimentos, nas suas Paróquias, têm desenvolvido atividades diversificadas de preparação para este encontro internacional”, referiu Vera Fernandes, reconhecendo que o maior desafio serão os custos.

Tags Diocese

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias