O Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, Viana do Castelo, vai acolher, no dia 18 de novembro, a conferência "Quem é o meu próximo?” A iniciativa, promovida pela Comissão Diocesana Justiça e Paz, integra as Jornadas Diocesanas de Pastoral.
O programa, que decorre entre as 9h00 e as 17h00, inicia-se com uma saudação do presidente da Comissão Diocesana, José Luís Carvalhido da Ponte, e segue com uma conferência sobre “O papel das Comissões Diocesanas justiça e Paz na construção de uma sociedade mais justa e pacífica”, moderada pelo presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, Pedro Vaz Patto. Pelas 10h15 tomará a palavra o teólogo italiano Enzo Bianchi, que abordará o tema “Que Humanidade para este século?”.
Ao final da manhã, pelas 11h30, iniciar- -se-á uma mesa-redonda sob o tema “Que políticas para a construção de uma sociedade mais justa e pacífica?”. A mesa será moderada pela advogada Ana Palhares e os participantes serão: Carlota Borges, vereadora da Coesão Social, Habitação, Juventude e Serviços Urbanos da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Ana Sofia Rodrigues, vice- -presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e Manuel Cunha Júnior presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo.
Às 14h30 realizar-se-á mais uma mesa-redonda. Sob o tema “O papel das crianças e dos jovens na construção de uma sociedade mais justa e pacífica”, a mesa será moderada pela psicóloga e investigadora da Universidade Lusíada Sónia Pires de Lima Rodrigues, e os participantes serão: Mariana Branco, gestora industrial/analista de dados em marketing-seguros, Sofia Laranjo Valente, consultora fiscal/economista, e João Pedro Ferreira, diretor corporativo de inovação do “Grupo ACA”.
Já pelas 15h30, a conferência “O papel da Educação para a Cidadania na construção de uma sociedade mais justa e pacífica” estará a cargo de Isabel Menezes, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, e a conferência “Verdade, Ciência e Vida – Uma Questão de Valores?” estará a cargo de Laborinho Lúcio, juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, jubilado.
O encerramento estará a cargo do Bispo diocesano, D. João Lavrador.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.