O Colégio do Minho cumpriu, mais um ano, a tradição de celebrar a festa do Pão-por-Deus através de um grupo de alunos do 4º ano e do Atelier de Culinária, orientados pela professora Ivone Fazendeiro. Foram confecionadas 550 brindeiras doces, que foram distribuídas por toda a comunidade escolar do Colégio.
A tradição do Pão-por-Deus, portuguesa e muito antiga, mais enraizada na zona centro, já passou também a ser uma tradição do Colégio do Minho, a qual será de manter como mais uma forma dos alunos entenderem o sentido da partilha e, eles próprios, não deixarem perder esta tradição tão portuguesa e antiga.
No Dia de Todos os Santos é costume as famílias comerem as brindeiras doces, também se assam batatas doces, para se colocar na mesa acompanhado de frutos secos para se ir ‘petiscando’ durante o dia. Tudo isto é saboreado pelos donos da casa, assim como por quem vai aparecendo: amigos, familiares ou crianças a pedir o ‘Pão-por-Deus’.
As crianças juntam-se para irem pedir o Pão-por-Deus de porta em porta recitando versos e recebem sempre algo para colocar nos seus sacos de pano.
Desde que o Colégio iniciou esta comemoração, todos os anos, o Bispo D. Anacleto Oliveira tem vindo a ser presenteado com o Pão-por-Deus, que ele já aguardará com alguma expetativa.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.