Chamado ao Consultório: Sentei-me numa sanita pública. Vou ter uma infeção urinária?

Maria Luís Cambão
4 Nov. 2024 3 mins
Maria Cambão

Muitos de nós crescemos a ouvir tantas recomendações sobre como atuar numa ida a uma casa de banho pública que, na maioria das vezes, este ato tão simples acabava por se tornar uma verdadeira prova de obstáculos. Ora porque tínhamos que forrar o tampo da sanita com papel higiénico, como a tia mandava. Ora porque era melhor estarmos sempre em posição de agachamento, como dizia a mãe. E tudo isto com um só objetivo: não nos sentarmos diretamente no tampo da sanita, para não apanharmos doenças, nomeadamente infeções urinárias. Mas será que existe algum fundamento nestes cuidados? Este mês, é Chamado ao Consultório para tentar esclarecer algumas dúvidas.

Para que ocorra uma infeção urinária, é necessário que exista uma bactéria nos órgãos que constituem o sistema urinário. Caso ela não seja eliminada pela urina, pode proliferar e provocar uma inflamação da bexiga e/ou da uretra e dar os sintomas que todos tão bem associamos a esta doença, como sejam a ardência urinária, o aumento da frequência urinária ou a sensação de peso no fundo da barriga. Ou seja, para que sentar numa sanita provocasse uma infeção urinária, seria necessário que qualquer bactéria que aí existisse subisse pela pele das coxas até aos genitais ou ao trato urinário e que, a partir daí, se conseguisse multiplicar e provocar uma infeção. Mas como as bactérias ainda não têm um GPS integrado, não é muito provável que isto aconteça. Além disso, uma das principais funções da nossa pele é servir de barreira e, por isso, estando íntegra, protege o nosso organismo de agressões externas. Nesta perspetiva, termos alguns cuidados faria sentido caso tivéssemos alguma lesão da pele pois, aí sim, o contacto com algum microrganismo que pudesse existir no tampo da sanita, poderia agravar o problema da pele, mas, ainda assim, nunca causaria uma infeção urinária.

Outro dos receios que muitas vezes ouvimos, é o de contrair alguma doença sexualmente transmissível, mas, para que isso acontecesse, seria necessário que alguma lesão nos genitais contactasse diretamente com a zona do tampo da sanita onde estivessem microrganismos. Como numa utilização correta da sanita os genitais nem contactam com a sua superfície, é altamente improvável que haja uma contaminação pelo simples facto de se sentar diretamente no tampo da sanita.

Ainda assim, independentemente do receio de contrair alguma infeção, se se sentir mais à vontade pode limpar o tampo da sanita com uma toalhita higienizante e, aí, já não precisa de estar concentrada em manter o agachamento. Até porque, o esforço que faz para estar nessa posição, pode, a longo prazo, vir a ser prejudicial, uma vez que impede os músculos do pavimento pélvico de relaxarem na totalidade, impedindo a bexiga de fazer um esvaziamento completo e essa sim, é uma das formas que o nosso corpo tem de se proteger das infeções urinárias.

Por isso, a próxima vez que utilizar uma casa de banho pública, lave bem as mãos e, caso se sinta mais à vontade, higienize a superfície da sanita antes de se sentar. Quanto às infeções urinárias, procure sempre beber bastante água durante o dia e urinar com frequência. Caso surja algum sintoma, procure ajuda do seu médico.

Tags Opinião

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias