Cerca de 20 escuteiros de vários agrupamentos de Viana do Castelo fizeram vigilância, entre o mês de julho e setembro, no Monte de Santa Luzia e na Senhora do Crasto, em Deocriste. A iniciativa, que integra o programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, foi promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude com o apoio da Câmara Municipal.
Ricardo Carvalhido, vereador do Ambiente e Biodiversidade, Ciência, Inovação e Conhecimento, fez um balanço “muito positivo” do reforço à vigilância nas florestas com a participação de 16 escuteiros dos agrupamentos da Meadela, Darque, Senhora do Socorro e Barroselas.
“Foi um período em que tivemos a floresta melhor vigiada por pessoas que frequentam e conhecem os espaços”, afirmou o vereador, acrescentando que os escuteiros “reforçaram” a equipa responsável pela vigilância do contingente.
Sofia Arrieira é escuteira no agrupamento da Meadela e soube do programa de voluntariado pela internet.
“É uma iniciativa muito boa e é importante a colaboração dos escuteiros para estes tipos de projetos, temo-nos tomado uma parte ativa na prevenção aos fogos”, disse.
Manuel Vitorino, chefe regional de Viana do Castelo, explicou que os caminheiros já são “experientes” no âmbito da vigia de florestas e ressalta os aspetos positivos da sua participação.
“Este projeto incide em duas vertentes, por um lado, cumprirem uma necessidade de supervisão dos espaços florestais, prevenindo a ocorrência de incêndios e fogos; e, por outro, os jovens vão desenvolvendo aptidões e competências na sua formação pessoal e social, nomeadamente, ligadas às questões ambientais que o escutismo valoriza”, realçou.
A coordenação do programa foi realizada pela GNR com o apoio do exército, dos Bombeiros Municipais e das equipas de sapadores.
O vereador salientou ainda “o exemplo de cidadania” para os mais jovens por prestarem um serviço importante.
“É um projeto para se manter que cria uma aproximação entre as pessoas e as florestas e reforça a segurança pública”, frisou.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.