O concelho de Valença acolheu cerca de 1200 escuteiros, dos 26 agrupamentos do Alto Minho, na abertura do Ano Escutista 2024-2025. Sob o mote “Peregrinos de Esperança”, a atividade assinalou ainda o 50º aniversário do Agrupamento de Escuteiros de Valença.
A fortaleza foi o principal palco das atividades planeadas para os Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros. “Este foi mais um momento especial, onde se reforçaram os laços e renovaram o espírito de serviço”, referiu Susana Carita, chefe do Agrupamento de Valença, acrescentando: “As várias atividades lembraram a importância do trabalho em equipa, a amizade e o contacto com a natureza”.
Com o espírito escutista renovado, a dirigente agradeceu à Câmara Municipal, Junta Regional e Nacional pelo “apoio” e pela “disponibilidade”.
Henrique Amorim, chefe regional, lembrou que a abertura do Ano Escutista é uma atividade que se realiza “há 30 anos” na região, sublinhando a participação, “cada vez maior”, dos agrupamentos nas atividades promovidas pela Junta Regional.
Também o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, e a vice-presidente Ana Paula Xavier, marcaram presença “neste dia grande do escutismo valenciano e do Alto Minho”.
Na sua intervenção, o autarca destacou “o espírito de voluntariado dos escuteiros, sempre presente nas grandes causas da nossa comunidade e os valores do movimento escutista, decisivos para a construção de um mundo melhor, mais humanista e ambientalista”.
Já Ivo Faria, chefe nacional do Corpo Nacional de Escutas (CNE), lembrou Óscar Romero, arcebispo e defensor dos direitos humanos, que é a figura de inspiração para o Ano Escutista. “Na nossa oração, rezamos “dar-me sem medida” e “a trabalhar sem procurar descanso” e, por isso, que sejamos capazes de nos comprometer com aquilo em que acreditamos num mundo em que ainda é preciso trabalhar pela paz e a justiça para combater a pobreza e defendermos a nossa juventude”, apelou, convidando os participantes a serem peregrinos.
A iniciativa foi promovida pela Junta Regional do CNE e do Agrupamento 453 de Valença, com o apoio da Câmara Municipal de Valença e do Instituto Português do Desporto e da Juventude.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.