A Vigararia do Clero e o Apostolado de Oração promoveram, no passado dia 24 de junho, os encontros de padres, e de zeladores e zeladoras. A iniciativa, integrada na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, contou com a participação do Pe. Pablo Lima, presidente do Instituto Católico, e de D. João Lavrador, Bispo da Diocese, que presidiu à celebração no Santuário.
Na homilia, o prelado centrou o seu discurso no amor de Jesus Cristo, convidando a comunidade diocesana à vivência do Espírito Santo e a abrir o seu coração. “São Paulo afirma que Deus enviou o seu espírito aos nossos corações para podermos experimentar a alegria, o encanto, a beleza e, até podemos dizer, o estímulo da força que produz em cada um de nós esta comunhão com Jesus Cristo”, começou por lembrar, referindo: “Celebrar o Sagrado Coração do Nosso Senhor é colocarmo-nos na centralidade do mistério de Jesus Cristo. É reconhecer, mas, sobretudo, termos a possibilidade de fazer a experiência de comunhão e de amor.”
D. João Lavrador recordou alguns momentos da vida de Cristo, que são “transformados em manifestação de amor”, destacando três dos sete sacramentos: Batismo, Eucaristia e Confirmação. “É o Espírito que está ali para nos manifestar a vida nova em Cristo. Não temos outra forma de viver se não sermos pessoas que se deixam amar em Cristo”, afirmou, acrescentando: “Deixemos que esta alegria, que brota sempre do amor, entre no nosso coração. A única condição de ser cristão é verdadeiramente o amor.”
Debruçando-se nas leituras, o Bispo destacou ainda o papel do pastor com as suas ovelhas. “Como pastor, Deus vai reconduzir, trazer, unir, fortalecer e alimentar”, disse, apelando: “Que tudo seja expressão e motivação de amor e alegria para que os outros possam usufruir, através do nosso trabalho, desta alegria e deste amor de Jesus Cristo.”
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.