A freguesia de Castelo do Neiva assinalou o primeiro aniversário da sua elevação a vila com a inauguração de um Espaço Cidadão, um balcão de atendimento que permite aos residentes tratar de vários serviços públicos com apoio presencial.
O novo serviço está instalado no Centro Cívico da freguesia e entra em funcionamento esta segunda-feira e resulta de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor de cerca de dois mil euros.
Segundo a autarquia, será assegurado por um funcionário afeto a meio tempo.
De acordo com o presidente da Junta de Freguesia, Rodrigo Vaz, o novo balcão representa “mais uma conquista para a freguesia”.
Também o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, referiu que a abertura do espaço constitui “um ato de proximidade e de aproximação à administração central, permitindo aos castelenses resolver e concretizar um conjunto de tarefas absolutamente essenciais para o dia a dia”.
Os Espaços Cidadão funcionam como pontos de atendimento digital assistido, onde os cidadãos podem aceder a diferentes serviços da administração pública através de plataformas online, com apoio de um mediador. Entre as funcionalidades mais comuns estão pedidos ou consultas junto de várias entidades públicas, evitando deslocações a serviços localizados noutros pontos do concelho ou do país.
Com a abertura deste balcão, o concelho de Viana do Castelo passa a contar com três Espaços Cidadão. O primeiro foi inaugurado em Barroselas, em dezembro de 2020, seguindo-se o de Lanheses, aberto em dezembro de 2021.
Estes espaços integram a rede nacional de atendimento público que procura “concentrar, num único local, serviços de diferentes organismos do Estado e de algumas entidades privadas”. O objetivo é “facilitar o acesso da população aos serviços digitais”, especialmente para quem tem menor familiaridade com ferramentas online.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.