Quem vive em Caminha ou tenha passado pela vila cruzou-se, entre os dias 13 de dezembro e 5 de janeiro, com vários Presépios de dimensões consideráveis, em ruas de grande circulação e confecionados com diferentes materiais e estilos.
A iniciativa, idealizada pelo pároco local, Pe. Rui Rodrigues com o apoio da Câmara Municipal, contou com a participação de todas as Paróquias, Juntas de Freguesia, Associações e Instituições Particulares de Solidariedade Social do Arciprestado que foram convidadas a produzir um Presépio em tamanho natural personalizado, com total liberdade, condicionado, apenas, pela imaginação e empenho de cada uma.
O roteiro levou milhares de visitantes a Caminha e recebeu a adesão e o entusiasmo de 16 instituições, que se apressaram a envolver muita gente, trabalhadores e voluntários, de crianças a idosos, na produção de um Presépio tão original quanto possível, utilizando madeiras, panos, tampas e objetos de plástico, instrumentos de trabalho, cartão, redes, mais ou menos elaborados, alguns com mensagem e outros iluminados.
Na sessão de abertura, o Pe. Rui Rodrigues referiu-se às recentes palavras do Papa Francisco sobre o significado e a importância do Presépio e agradeceu a quantos quiseram associar-se à ideia. Já o Presidente da edilidade, Miguel Alves, no mesmo ato, convidou os presentes a tornar-se Magos e a visitar, em grupo, os 16 presépios expostos, percorrendo as ruas da vila
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.