Caminha: Praia de Moledo vai ser recuperada após destruição pelo mar

O projeto de recuperação da praia de Moledo, afetada pelo avanço do mar durante as últimas intempéries, vai ficar concluído ainda este ano, anunciou o secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves.

Notícias de Viana
16 Fev. 2026 2 mins

“Este ano vamos começar a desenvolver o projeto de estabilização, arranjo e recuperação de toda a zona da praia de Moledo. A intervenção será subsequente”, afirmou o governante, após visitar as áreas mais afetadas pelo mau tempo em Caminha.

O governante explicou que a Câmara Municipal de Caminha e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vão identificar as obras prioritárias e urgentes, encontrando soluções e orçamentos que possam ser apoiados pelo Governo através de protocolos a estabelecer com o Ministério do Ambiente.

Em relação à comparticipação do Estado nas obras de estabilização do paredão, João Manuel Esteves adiantou que a Câmara e a APA estão a avaliar os prejuízos, num levantamento que servirá de base para apoios aos municípios.

A presidente da Câmara, Liliana Silva, disse que o município assumirá de imediato algumas intervenções para estabilizar a orla costeira e ribeirinha. “É fundamental porque são empreitadas com valores muito elevados, devido à destruição causada pela agitação marítima e pela subida do caudal do rio Coura. Precisamos de algum apoio para fazer estas intervenções”, sublinhou a autarca.

O paredão da praia de Moledo foi interditado em 7 de fevereiro, depois do colapso de partes do passeio. A autarquia explicou que a ação do mar escavou a areia sob a estrutura, deixando o pavimento suspenso e sem suporte adequado, com risco de queda de blocos e do próprio pavimento. A extremidade norte foi a mais afetada, com deslocação de pedras de grandes dimensões e destruição da base de proteção.

c/ Lusa

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias