O Bloco de Esquerda vai concorrer sozinho às eleições autárquicas de outubro de 2025 em Viana do Castelo, depois de não ser possível “concretizar acordos” com vista “a uma alternativa política mais alargada à esquerda”. Garantindo “o compromisso reforçado de defender os interesses da população de Viana do Castelo” e de “aprofundar a democracia local”, o BE apresenta como cabeça-de-lista à Câmara Municipal o designer e artista visual Carlos da Torre.
Em comunicado, o BE explicou que a candidatura de Carlos da Torre pretende “continuar a defender uma governação autárquica que garanta direitos sociais, promova a igualdade, o acesso universal à educação, o reforço dos cuidados de saúde, e o apoio à cultura”. “O Bloco pretende, assim, consolidar políticas locais que devolvam às pessoas o controlo sobre as suas vidas e territórios, através de uma gestão participativa, inclusiva e transparente”, acrescenta.
Natural de Viana do Castelo, Carlos da Torre é uma figura conhecida no meio artístico e do design.
Com mais de quatro décadas de carreira, foi responsável pela imagem gráfica de múltiplos empresas, produtos e eventos, tendo, ainda, dirigido departamentos de comunicação e design em empresas como a Sanitop.
Lecionou Educação Visual entre 1986 e 1996, e tem desenvolvido, nos últimos anos, projetos artísticos com foco no desenho digital.
Esta não é a sua estreia em listas autárquicas. Em 2001, foi o primeiro candidato do BE à Câmara Municipal de Caminha e, entre 2010 e 2013, foi deputado municipal nesse mesmo concelho.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.