No âmbito da visita do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez lançou a obra da Escola de Ensino Artístico. O projeto, que surgiu da vontade de “crescer no ensino artístico”, é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um investimento superior a 2 milhões de euros.
O ensino articulado da música começou a ser oferecido na região através do Conservatório de Arte de Valdevez, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Valdevez e o Município. Segundo o autarca, João Manuel Esteves, com o aumento do número de alunos interessados, sentiu-se a necessidade da existência de um “edifício maior, com mais e melhores condições para o ensino da música, do teatro, e da dança”.
Com área de construção de aproximadamente 1.400m2, o edifício tem dois pisos e organizar-se-á em torno do auditório. “Está prevista a criação de espaços especializados para o ensino de artes dramáticas, dispondo de um estúdio, uma sala de trabalho/caracterização, vestiários e balneários”, explica a autarquia em comunicado.
O piso inferior será dedicado ao ensino da música e do teatro, comportando 12 salas de estudo e prática de instrumento, 3 salas de formação musical, camarins e outras salas de apoio.
Está ainda prevista a criação de uma zona de receção, com tesouraria e secretaria incorporada, gabinetes para a direção, professores e reuniões.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.