As escolas do distrito de Viana do Castelo recolheram mais de cinco toneladas de resíduos elétricos e eletrónicos, pilhas e baterias no âmbito da 17ª edição da Geração Depositrão, uma iniciativa da ERP Portugal, em parceria com a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE). O projeto pretende sensibilizar a comunidade escolar para a importância da reciclagem e do correto encaminhamento deste tipo de resíduos.
No distrito, a Escola Básica e Secundária Pintor José de Brito, em Santa Marta de Portuzelo, destacou-se como a que mais resíduos recolheu, com 1.570 quilos, ocupando o 51º lugar a nível nacional, entre cerca de 500 escolas participantes. Seguiram-se a EB1 de Loução – Venade, com 1.422 quilos (o equivalente a 37,42 quilos por aluno), e o Centro Educativo da Facha, com 803,5 quilos (3,46 quilos por aluno).
A nível nacional, a Geração Depositrão envolveu mais de 317 mil alunos, que recolheram cerca de 446 toneladas de resíduos, entre equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e baterias (RB).
O projeto, já com 17 edições, é considerado um dos mais antigos e abrangentes programas de sensibilização ambiental em contexto escolar. “Os resultados alcançados na 17ª edição demonstram o incrível empenho da comunidade escolar e o enorme impacte que esta iniciativa tem na circularidade da economia”, sublinha Rosa Monforte, diretora-geral da ERP Portugal, apelando à sensibilidade de professores, pais e alunos. “Juntem-se a nós nesta missão. Cada passo e cada recolha de REEE e pilhas usadas fará a diferença no futuro de todos”, pede.
A ERP Portugal distingue as escolas que mais se destacam na recolha, tanto em peso absoluto como per capita, com prémios e contrapartidas financeiras, valorizando também a separação de resíduos perigosos, como televisores, monitores, equipamentos de frio e pilhas.
A 18ª edição da Geração Depositrão arranca agora para o ano letivo 2025/2026, com inscrições já abertas em www.eureciclo.pt.
Fotografia: Erp Portugal
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.