A freguesia de Serreleis, em Viana do Castelo, foi palco da Abertura do Ano Escutista 2025/2026 da região. Cerca de 1100 escuteiros do Corpo Nacional de Escutas (CNE) participaram no evento, que assinalou também os 50 anos do Agrupamento 450, sediado naquela localidade.
Sob o lema “Peregrinos da Liberdade”, a iniciativa reuniu os agrupamentos da Região de Viana do Castelo num dia de atividades, reflexão e celebração. Inspirados pela figura de Santa Josefina Bakhita, símbolo de resiliência e liberdade, os jovens foram desafiados a participar em jogos e dinâmicas formativas que giraram em torno das sete virtudes capitais: Humildade, Generosidade, Castidade, Caridade, Temperança, Paciência e Diligência.
A “Essência da Liberdade” foi o fio condutor da jornada, que culminou com um jantar partilhado e a tradicional Festa da Abertura, marcada por momentos de animação, música e comunhão escutista, no centro de Serreleis.
A cerimónia oficial contou com a presença do assistente regional, Pe. Xavier Moreira, do pároco de Serreleis, Pe. Tiago Rodrigues, do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do presidente da União de Freguesias de Cardielos e Serreleis, João Silva, e do chefe nacional do CNE, Ivo Faria.
A iniciativa foi promovida pela Junta Regional de Viana do Castelo, em colaboração com o Agrupamento 450 de Serreleis, e contou com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da União de Freguesias de Cardielos e Serreleis e do Instituto Português do Desporto e da Juventude (Programa PAJ).
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.