Várias igrejas e edifícios eclesiais em Portugal sofreram danos graves na sequência da passagem da depressão Kristin, afetando sobretudo as dioceses de Leiria-Fátima, Coimbra, Aveiro e Santarém.
O Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja (SNBCI) e o Património Cultural, I.P. identificaram, até ao momento, 33 locais de culto com danos muito avultados, com estragos que vão desde telhados danificados a estruturas comprometidas. “Há também inúmeras situações com danos menos graves, particularmente ao nível dos telhados”, indicou o SNBCI, que continua a coordenar a avaliação dos locais afetados em contacto com os responsáveis diocesanos.
Entre os locais mais afetados está a igreja do Cernache do Bonjardim, severamente danificada, segundo a Sociedade Missionária da Boa Nova. Apesar dos danos patrimoniais, não há registo de vítimas neste contexto.
Em resposta à destruição, o SNBCI lançou uma campanha solidária para apoiar a recuperação do património religioso. Conservadores-restauradores e empresas da área podem disponibilizar os seus serviços gratuitamente, através do email bensculturais@gmail.com ou do telefone 218 855 482.
O organismo da Conferência Episcopal Portuguesa destaca que a colaboração poderá incluir intervenções em peças ou espaços danificados ou integração em equipas de emergência para salvaguardar património em risco, de acordo com as necessidades identificadas pelo Grupo de Trabalho de Conservação e Restauro.
Portugal ainda se prepara para a chegada da depressão Leonardo, com chuva persistente e vento forte, enquanto as regiões afetadas contabilizam os danos deixados por Kristin, que causou 10 mortos, vários feridos e numerosos desalojados.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.