Descargas da barragem de Touvedo provocam inundações em Ponte de Lima e Ponte da Barca

As descargas da barragem de Touvedo, em Ponte da Barca, têm vindo a aumentar o caudal do rio Lima, causando inundações nas zonas ribeirinhas de Ponte de Lima e de Ponte da Barca.

Notícias de Viana
2 Fev. 2026 2 mins

“O rio Lima inundou o areal e já encostou ao paredão do Passeio 25 de Abril, mas ainda não galgou para o passeio”, explicou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, salientando que os meios de emergência estão posicionados para acompanhar a evolução da situação e tomar medidas especiais, se necessário.

Na outra margem, o Clube Náutico também foi afetado pelas águas. “O clube estava de sobreaviso e tinha retirado o material do interior das instalações”, acrescentou Carlos Lima, responsável pelo local.

Segundo as autoridades, o rio continuará a subir devido às descargas da barragem, à chuva persistente e à coincidência com a preia-mar. A albufeira de Touvedo estava, por volta das 10h00, a libertar cerca de 500 metros cúbicos de água por segundo. “Recebe água da barragem do Alto Lindoso e já não consegue encaixar”, explicou Carlos Lima.

Além das descargas, o rio Lima recebe também caudais do rio Vez, em Arcos de Valdevez, e do rio Vade, proveniente de Vila Verde, o que aumenta o risco de inundação.

Em Ponte da Barca, o comandante dos bombeiros locais, Carlos Veloso, confirmou que o rio já tinha galgado as margens no Domingo à tarde e inundado a zona do Choupal. “Hoje, o nível das águas mantém-se, mas ainda não atingiu o restaurante nem o comércio situado perto do rio”, explicou, acrescentando que os parques de estacionamento foram encerrados como medida preventiva.

Até ao início da tarde, não havia registo de vítimas ou danos materiais relevantes, segundo os bombeiros de ambos os concelhos.

O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, José Pimenta Machado, reforçou que as descargas visam preparar as albufeiras para dias de chuva intensa. “Estamos a fazer uma gestão de hora a hora e de minuto a minuto”, disse, alertando para uma semana “muito difícil” em várias bacias hidrográficas do norte e do centro do país, incluindo Mondego, Vouga, Douro, Tâmega e Lima.

c/ Lusa

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias