Vila Nova de Cerveira reforça recolha seletiva com investimento de 319 mil euros

O Município de Vila Nova de Cerveira vai reforçar a recolha seletiva e modernizar a gestão de resíduos urbanos com um investimento de 319 mil euros, aprovado pelo Programa Operacional Regional NORTE 2030. O projeto, denominado “Recolha Bio 2.0”, será implementado em 2026 e 2027 e inclui a expansão da rede de recolha seletiva e a aquisição de ecocentros móveis, compostores domésticos e viaturas de recolha.

Micaela Barbosa
21 Jan. 2026 2 mins

Segundo o presidente da Câmara, Rui Teixeira, a iniciativa é “um passo decisivo na afirmação de Vila Nova de Cerveira como um município ambientalmente responsável e alinhado com as metas europeias e nacionais para a gestão de resíduos”. 

O autarca acrescentou que o projeto permitirá ao concelho aproximar-se das metas definidas para 2030, respondendo a fragilidades atuais do sistema, como “o subdimensionamento das redes de recolha seletiva, os baixos índices de reutilização e reciclagem e a elevada deposição de resíduos urbanos em aterro”.

O investimento será cofinanciado a 85% pelo NORTE 2030. Além da compra de equipamentos, o projeto prevê estudos de apoio à transição para modelos de “poluidor-pagador” e soluções tecnológicas para otimizar a gestão de resíduos.

Entre os objetivos estão a valorização dos resíduos como recurso, a promoção da compostagem doméstica, o aumento da reutilização e reciclagem e a redução progressiva da deposição de resíduos em aterro. 

De acordo com a autarquia, a implementação das novas infraestruturas está prevista para o primeiro semestre de 2026, e permitirá “dotar o concelho de uma rede moderna e eficiente, com impacto direto na melhoria do serviço prestado à população”.

Tags Política

Em Destaque

Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.

Opinião

Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.

Explore outras categorias