António Filipe esteve em Viana do Castelo, numa jornada dedicada ao distrito que incluiu contatos com realidades ambientais, sociais e laborais. O candidato à Presidência da República iniciou o dia em Lindoso, onde destacou a importância do Parque Nacional da Peneda-Gerês e alertou para as consequências do desinvestimento do Estado no interior do país.
“Portugal não é só centros urbanos e para aqueles que dizem que há Estado a mais, aqui está o resultado dos cortes, do encerramento de serviços públicos e do desinvestimento: abandono e despovoamento”, afirmou António Filipe. Para o candidato, é necessário “outro caminho que aposte na dinamização da atividade económica de forma a fixar populações”, acompanhado da melhoria das condições de vida.
Já em Viana do Castelo, António Filipe sublinhou a recetividade que espera encontrar junto do eleitorado. “Eu espero que haja uma boa recetividade à minha candidatura”, disse, explicando que dedicou o dia ao contacto com diferentes sectores do distrito, desde questões ambientais a problemas laborais.
O candidato esteve com trabalhadores da Browning, empresa onde, segundo afirmou, se verificou “uma agressão muito significativa à greve geral do passado dia 11”. Nesse contexto, reforçou que a sua candidatura “faz questão de dar uma grande centralidade aos problemas dos trabalhadores e à defesa dos direitos dos trabalhadores”.
Antes de uma sessão pública na cidade, António Filipe deixou um apelo aos eleitores chamados a votar a 18 de Janeiro. “Que queiram um Presidente da República que defenda uma mudança independente dos interesses dos grupos económicos, que dê grande centralidade aos direitos dos trabalhadores e aos direitos sociais consagrados na Constituição da República”, afirmou.
Assumindo-se como um candidato “profundamente identificado com a Constituição e com os valores da greve”, António Filipe encerrou a passagem por Viana do Castelo sublinhando que é também naquele território que sente “crescer o apoio e a confiança” na sua candidatura.
Notícias atuais e relevantes que definem a atualidade e a nossa sociedade.
Espaço de opinião para reflexões e debates que exploram análises e pontos de vista variados.